JN SAD abril21 - #ImazonNaMídia: Maior desmatamento em abril dos últimos 10 anos estampa manchetes de veículos regionais e nacionais
Reprodução TV Globo

 

O desmatamento na Amazônia atingiu a maior área dos últimos 10 anos pelo segundo mês consecutivo. Depois de registrar o recorde negativo em março, com 810 km² de floresta perdidos, o país teve o pior abril da última década, com 778 km² de mata destruídos. Os dados são do último boletim do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) do Imazon, divulgado nesta segunda-feira, que estampou manchetes de veículos regionais e nacionais.

Ao Jornal Nacional e ao Jornal Hoje, da TV Globo, o pesquisador do instituto Carlos Souza Júnior chamou a atenção para a atual pressão sobre o Sul do Amazonas, estado com maior área desmatada no mês passado — 28% do total destruído na Amazônia Legal. Apenas dois municípios da região, Lábrea e Apuí, concentraram 60% de todo o desmatamento no estado em abril.

“É preocupante, porque é um estado que detém enormes áreas de floresta, e é uma área de ocupação espontânea. Então, é preciso ter políticas públicas locais para estancar o problema do desmatamento na região”, afirmou.

No segundo estado que mais desmatou em abril, o Pará (26%), os dados também foram destaque na mídia. Pesquisador do Imazon, Antonio Fonseca alertou à TV Liberal que, apesar do estado ter sido ultrapassado pelo Amazonas em abril, a situação segue preocupante.

“Quando nós avaliamos rankings de municípios que mais desmatam ou áreas protegidas que mais desmatam, estão sempre localizados no estado do Pará. A floresta vai perdendo, ao longo do tempo, a capacidade de se regenerar”, completou.

Na mídia online, veículos nacionais como Isto É, Poder 360, O Globo, Um Só Planeta e G1 citaram os dados do Imazon. Já entre os locais estão o Diário de Cuiabá, O Liberal, O Noroeste, Em Tempo e Rondônia Dinâmica.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR