#ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazônia

facebook - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazôniafacebook - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazônialinkedin - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazônialinkedin - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazôniawhatsapp - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazôniawhatsapp - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazôniax - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazôniax - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazôniaa2a - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazôniaa2a - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazônia

01pecuaria18042021 - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazônia01pecuaria18042021 - #ImazonNaMídia: Mongabay destaca pesquisa do Imazon sobre pecuária na Amazônia

Uma pesquisa do Imazon sobre a cadeia do gado foi tema de uma reportagem do site ambiental Mongabay. O estudo revelou as disparidades entre frigoríficos, produtores e fiscalização que dificultam o cumprimento dos acordos para banir o desmatamento na Amazônia.

O trabalho contou com o testemunho de 131 criadores de gado e gerentes de sete frigoríficos da região sudeste do Pará, entre São Félix do Xingu e Marabá. A região concentra 30% do rebanho bovino do Estado e 10% de todas as cabeças de gado da Amazônia.

À reportagem, a pesquisadora Ritaumaria Pereira, uma das autoras do estudo, afirmou que foram ouvidos depoimentos “francos sobre como é fácil evitar as exigências” dos acordos enganando a fiscalização e promovendo a chamada “lavagem de gado” – troca de animais de uma fazenda irregular para outra legalizada – ou simplesmente vendendo para frigoríficos que não fazem parte dos pactos.

 

Muitos animais deixam o Pará sem a Guia de Trânsito Animal para serem lavados em outros estados. Os municípios do sudoeste enviam gado para o Mato Grosso, e os do sul fornecem para Tocantins e Goiás”, explicou a pesquisadora à reportagem.

 

Publicado em inglês na revista Tropical Conservation Science, o estudo “Extensive Production Practices and Incomplete Implementation Hinder Brazil’s Zero-Deforestation Cattle Agreements in Pará” pode ser lido na íntegra aqui.

Imagem retirada do estudo “Os frigoríficos vão ajudar a zerar o desmatamento da Amazônia?”, do Imazon

This post was published on 21 de abril de 2021

Notícias recentes

Geojornalismo: como investigar o desmatamento na prática

Clique aqui para baixar os slides da oficina

9 de maio de 2025

Central da COP faz tabelinha de clima com futebol na final do Parazão

Iniciativa do Observatório do Clima que leva ao público informações sobre mudanças climáticas de maneira…

6 de maio de 2025

É Central na final!

Central da COP se junta à Federação Paraense de Futebol para levar informações sobre as…

6 de maio de 2025

Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Trabalhos falam sobre seca, queimadas e degradação e fortalecem a proteção da Amazônia Pesquisadoras e…

29 de abril de 2025

Desmatamento aumenta 18% de agosto a março na Amazônia

Período se refere aos primeiros oito meses do chamado “calendário do desmatamento”, que vai de…

25 de abril de 2025

APA Jará terá trilha ecológica e turismo de base comunitária

Um dos objetivos da iniciativa é gerar renda de forma sustentável para as comunidades relacionadas…

14 de abril de 2025