Uma reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo, no dia 17/10/2019, levanta uma discussão a respeito do que aconteceria se toda a floresta tropical que hoje existe na Amazônia fosse magicamente transformada em pasto. Uma das consequências, de acordo com cientistas Universidade de Princeton (EUA), a região amazônica poderia esquentar 2,5 graus Celsius a mais do que o resto do mundo. Poderia ficar, portanto, 5,5 graus Celsius mais quente do que era no século 19. outra consequência seria a perda de volume chuva por ano, o que reduziria tanto o fluxo de água dos rios da Amazônia quanto a pluviosidade que a área exporta para o resto do Brasil e da América do Sul.
Na reportagem, também são apresentadas alternativas para evitar a devastação da floresta, mas garantindo o desenvolvimento da região. Essa proposta é apresentada por Tasso Azevedo, pesquisador do projeto MapBiomas, e Beto Veríssimo, pesquisador do Imazon.
“Uma área desmatada de 20% na Amazônia já é uma coisa imensa, equivalente a todo o território usado para a agricultura no resto do Brasil. A gente não precisa desmatar mais do que isso, não faz sentido”, diz Tasso Azevedo. Ele sugere que outros 40% da região poderiam ter o uso sustentável da madeira e de outros produtos florestais, enquanto os restantes 40% seriam reservas ambientais “puras”. Beto Veríssimo propõe números ligeiramente diferentes (50% de uso econômico sustentável da floresta em pé, 30% de reservas).
Leia a reportagem completa aqui.
This post was published on 21 de outubro de 2019
Clique aqui para baixar os slides da oficina
Iniciativa do Observatório do Clima que leva ao público informações sobre mudanças climáticas de maneira…
Central da COP se junta à Federação Paraense de Futebol para levar informações sobre as…
Trabalhos falam sobre seca, queimadas e degradação e fortalecem a proteção da Amazônia Pesquisadoras e…
Período se refere aos primeiros oito meses do chamado “calendário do desmatamento”, que vai de…
Um dos objetivos da iniciativa é gerar renda de forma sustentável para as comunidades relacionadas…