Instituições de Juruti se unem para proteger o Lago Jará

Foto: Denys Pereira

Garantir a conservação de 5 mil hectares de florestas na área urbana da cidade de Juruti, localizada na região Oeste do Pará. Esse é o objetivo de uma parceria do Imazon com a Alcoa Foundation e a prefeitura do município. O projeto visa criar Unidades de Conservação ao redor da área urbana do município. A etapa inicial, já em andamento, é realizar o diagnóstico socioeconômico e conhecer melhor quem são os moradores e usuários da área, além do levantamento da fauna e flora. A partir daí, serão realizadas consultas públicas para encaminhar a melhor forma de uso dessas áreas, estabelecendo as regras de conservação da área juntamente com os moradores.

A Alcoa integra a parceria com investimento na ordem de R$ 1,5 milhões, por meio da Alcoa Foundation. O apoio abrange três anos de projeto e deverá culminar com o estabelecimento da unidade de conservação. “Já tivemos a experiência de incentivar a criação da Reserva de Vida Silvestre Lago Mole, contribuir com o desenvolvimento do Zoneamento Econômico e Ecológico (ZEE) e de planos de biodiversidade. Esta ação, se soma às iniciativas que já apoiamos e converge com a própria estratégia de atuação da Alcoa, em construir um legado positivo da mineração no município de Juruti”, declara Rogerio Ribas, gerente de Relações Institucionais e Recursos Humanos da Alcoa Juruti.

De acordo com Jakeline Pereira, pesquisadora do Imazon, os benefícios serão em setores importantes para a população do município, como a saúde e a alimentação, que tem como prato principal o consumo de peixes. “Os lagos são amplamente utilizados para a pesca, a maioria de subsistência. Porém, esses lagos estão sendo muito pressionados, já que não há regras para o desenvolvimento da atividade, o que está ocasionando a diminuição do estoque pesqueiro”, pondera a pesquisadora.

A população da cidade deve ser beneficiada também com a implementação de áreas verdes, ideais para atividades como a prática de exercícios, visitação, entre outras. “Além disso, a conservação dessa área é muito importante para incrementar a economia dos moradores, através da pesca e do turismo”, destaca José Maria Mélo, Secretário Especial de Governo de Juruti.

Após o estudo técnico serão realizadas as consultas públicas para a criação da Unidade de Conservação Municipal. Todas as regras serão definidas com ampla participação da sociedade local, e em especial, a população diretamente beneficiada. Não existe a intenção de desapropriação de pessoas, mas sim um ordenamento do uso para o bem de toda a população. A Prefeitura Municipal de Juruti está colaborando com o processo e, após as consultas públicas, em conformidade com a população, fará um decreto para então criar as Unidades de Conservação.

 

 


Imazon – O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia foi fundado em 1990 e, desde então, se tornou referência internacional em pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável na região. A organização possui quase 800 estudos publicados e tem experiências na garantia da sustentabilidade na Amazônia. Há 13 anos, o Imazon atua na implementação de Áreas Protegidas na região da Calha Norte, também no Pará.

Alcoa – Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há 130 anos. Desde o desenvolvimento da indústria do alumínio, e ao longo da nossa história, nossos talentosos Alcoanos e Alcoanas seguiram adiante com inovações e melhores práticas que resultaram em eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes onde quer que operemos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores “Agir com Integridade”, “Trabalhar com Excelência” e “Cuidar das Pessoas”. No Brasil, a Alcoa possui unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e nas usinas hidrelétricas de Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Saiba mais sobre a Alcoa acessando www.alcoa.com.br.

This post was published on 25 de abril de 2019

Notícias recentes

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024