Lançamento do E-book sobre a Plataforma JusAmazônia: Transparência e Tecnologia para a Proteção da Amazônia

A Plataforma JusAmazônia é um portal de pesquisa e monitoramento de ações civis públicas, desenvolvida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) com o apoio do Instituto do
Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), no âmbito do projeto Deforestation Free – Supply Chains and Financial Markets, que conta com financiamento da Norways International
Climate and Forest Initiative (NICFI), e tem como objeto o desmatamento ilegal na região da Amazônia Legal, trazendo amplo acesso e transparência aos dados do Poder Judiciário.

É com grande entusiasmo que anunciamos o lançamento do Ebook sobre a Plataforma JusAmazônia, uma iniciativa pioneira do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), com apoio do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e financiamento da Norways International Climate and Forest Initiative (NICFI).

A Plataforma JusAmazônia é um portal de pesquisa e monitoramento de ações civis públicas, focado no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia Legal. Desenvolvida com o objetivo de promover acesso amplo e transparente aos dados do Poder Judiciário, a plataforma se destaca como uma ferramenta inovadora e essencial para a proteção ambiental.

Funcionalidades da Plataforma JusAmazônia

A JusAmazônia permite uma análise detalhada da efetividade dos processos judiciais nas Comarcas, Tribunais de Justiça estaduais, circunscrições e Tribunais Regionais Federais da Amazônia Legal. A plataforma abrange casos relacionados ao desmatamento ilegal, danos ambientais, proteção da biodiversidade, conservação das águas, segurança pública e defesa das comunidades tradicionais e indígenas.

Com acesso amplo e público, a JusAmazônia oferece dados confiáveis e robustos, facilitando a consulta, análise jurimétrica e diagnósticos que ajudam a compreender a realidade do desmatamento ilegal.

Objetivos do Portal

A Plataforma JusAmazônia tem múltiplos objetivos:

  • Promover acesso e transparência a dados do Judiciário sobre temas ambientais.
  • Prover informações de qualidade para pesquisadores.
  • Incentivar o estudo da jurimetria no Brasil, aprimorando políticas públicas ambientais.
  • Viabilizar o controle social, permitindo que cidadãos acompanhem e reflitam sobre o impacto do Judiciário na defesa da Amazônia.
  • Divulgar conteúdo confiável para as presentes e futuras gerações.
  • Servir como uma ferramenta para o aperfeiçoamento das políticas públicas que protegem o meio ambiente e a qualidade de vida, conforme determinado pela Constituição.

Tecnologia e Inovação

Desenvolvida com a parceria do Jusbrasil, a JusAmazônia utiliza técnicas avançadas de big data e algoritmos para captar e processar dados de ações judiciais contra o desmatamento ilegal. A integração com o Jusbrasil, por meio de APIs (Application Programming Interface), garante a disponibilização de informações atualizadas e acessíveis.

Importância da Plataforma

A Plataforma JusAmazônia é essencial para a resolução dos complexos problemas de litigância climática e justiça ambiental na Amazônia Legal. A plataforma facilita a priorização e eficiência dos serviços judiciais, além de promover a revisão de procedimentos e normatizações pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A cooperação institucional e a inclusão de políticas públicas sustentáveis nos órgãos judiciais são fundamentais para o sucesso desta iniciativa.

Convidamos pesquisadores e interessados a explorar a Plataforma JusAmazônia, apresentando propostas e estudos que aprimorem a eficácia das ações judiciais em defesa do bioma amazônico. O uso dos dados compilados e dos estudos realizados permitirá a formulação de estratégias e medidas para melhorar as políticas públicas e aumentar a eficácia das ações judiciais em defesa do meio ambiente.

Confira o e-book completo aqui.

This post was published on 25 de junho de 2024

Notícias recentes

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024