A Plataforma JusAmazônia é um portal de pesquisa e monitoramento de ações civis públicas, desenvolvida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) com o apoio do Instituto do
Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), no âmbito do projeto Deforestation Free – Supply Chains and Financial Markets, que conta com financiamento da Norways International
Climate and Forest Initiative (NICFI), e tem como objeto o desmatamento ilegal na região da Amazônia Legal, trazendo amplo acesso e transparência aos dados do Poder Judiciário.
É com grande entusiasmo que anunciamos o lançamento do Ebook sobre a Plataforma JusAmazônia, uma iniciativa pioneira do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), com apoio do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e financiamento da Norways International Climate and Forest Initiative (NICFI).
A Plataforma JusAmazônia é um portal de pesquisa e monitoramento de ações civis públicas, focado no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia Legal. Desenvolvida com o objetivo de promover acesso amplo e transparente aos dados do Poder Judiciário, a plataforma se destaca como uma ferramenta inovadora e essencial para a proteção ambiental.
A JusAmazônia permite uma análise detalhada da efetividade dos processos judiciais nas Comarcas, Tribunais de Justiça estaduais, circunscrições e Tribunais Regionais Federais da Amazônia Legal. A plataforma abrange casos relacionados ao desmatamento ilegal, danos ambientais, proteção da biodiversidade, conservação das águas, segurança pública e defesa das comunidades tradicionais e indígenas.
Com acesso amplo e público, a JusAmazônia oferece dados confiáveis e robustos, facilitando a consulta, análise jurimétrica e diagnósticos que ajudam a compreender a realidade do desmatamento ilegal.
Objetivos do Portal
A Plataforma JusAmazônia tem múltiplos objetivos:
Desenvolvida com a parceria do Jusbrasil, a JusAmazônia utiliza técnicas avançadas de big data e algoritmos para captar e processar dados de ações judiciais contra o desmatamento ilegal. A integração com o Jusbrasil, por meio de APIs (Application Programming Interface), garante a disponibilização de informações atualizadas e acessíveis.
A Plataforma JusAmazônia é essencial para a resolução dos complexos problemas de litigância climática e justiça ambiental na Amazônia Legal. A plataforma facilita a priorização e eficiência dos serviços judiciais, além de promover a revisão de procedimentos e normatizações pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A cooperação institucional e a inclusão de políticas públicas sustentáveis nos órgãos judiciais são fundamentais para o sucesso desta iniciativa.
Convidamos pesquisadores e interessados a explorar a Plataforma JusAmazônia, apresentando propostas e estudos que aprimorem a eficácia das ações judiciais em defesa do bioma amazônico. O uso dos dados compilados e dos estudos realizados permitirá a formulação de estratégias e medidas para melhorar as políticas públicas e aumentar a eficácia das ações judiciais em defesa do meio ambiente.
Confira o e-book completo aqui.
This post was published on 25 de junho de 2024
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…
Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…