Nova edição do TEDxAmazônia vai amplificar diversidade de vozes da região

Treze anos depois da primeira edição, 50 palestrantes e 450 participantes vão se reunir em Manaus de 2 a 5 de novembro para discutir soluções para o cuidado com o bioma

Liderança indígena Maial Kayapó vai ser uma das palestrantes do evento. Foto: Danila Bustamante

 

Bioeconomia, geração de renda e oportunidades, desenvolvimento territorial, ciência, empreendedorismo, arqueologia, direitos da natureza e, claro, temas importantes como a ocupação do território pelas populações locais, combate ao desmatamento e conservação da biodiversidade. Esses são alguns dos assuntos que o TEDxAmazônia vai trazer à tona entre 2 a 5 de novembro, em Manaus, a cidade mais populosa da região amazônica. O evento está de volta 13 anos após uma primeira edição classificada como legendária por membros da comunidade do TED, uma das conferências mais conhecidas do mundo. 

A conferência, apoiada pelo governo estadual do Amazonas, vai espalhar ideias de 50 palestrantes sobre diferentes maneiras de cuidar do bioma amazônico, um dos mais importantes para a questão climática no mundo. “Essa nova edição do TEDxAmazônia em Manaus é uma grande oportunidade para discutir a preservação da floresta associada ao desenvolvimento. É preciso apontar, com urgência, caminhos para criar oportunidade de geração de renda, baseada na bioeconomia e na sustentabilidade. A floresta não continuará de pé em cima da pobreza de quem vive nela”, diz Wilson Lima, governador do Estado do Amazonas. 

Os palestrantes foram selecionados num processo de curadoria independente que envolveu diferentes organizações presentes na região. “As vozes que serão amplificadas representam a diversidade de possibilidades em temas cruciais para o bioma amazônico e estarão presentes também na plateia, formada por 450 pessoas, entre convidados e inscritos, de diferentes povos indígenas, populações tradicionais, academia, cientistas, empresários, empreendedores e estudantes”, diz Rodrigo V Cunha, organizador licenciado e curador do evento. 

O TEDxAmazônia 2023 é um dos 12 eventos de vários países do mundo que farão parte do TED Countdown, a iniciativa climática da conferência. O TEDxAmazônia faz parte, assim, da plataforma que já alcançou mais de 230 milhões de pessoas com as famosas TED talks, que transformaram a maneira como as pessoas recebem e compartilham informação na última década.

A lista completa de palestrantes será anunciada em outubro, mas alguns confirmados são Angela Mendes, (ativista socioambiental, filha de Chico Mendes), Draulio Araújo (PhD, físico e neurocientista pesquisador de plantas medicinais), Dror Brenshetrit (artista israelense que trata da inovação de cidades), Txai Macedo (sertanista corresponsável pela demarcação de mais de 30 territórios indígenas e reservas extrativistas) e Vanda Witoto (liderança ativista no empreendedorismo e educação indígena).

O TEDxAmazônia conta com o apoio de organizações como a Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e Fundação Univaja, representantes dos povos indígenas e tradicionais, e de “parceiros de conhecimentos” que representam a Amazônia no cenário nacional e internacional e auxiliam na construção de um evento inspirador e impactante. Entre essas organizações estão: Uma Concertação Pela Amazônia, Climate Ventures, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Imaflora, Imazon e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Para garantir a representatividade das vozes da floresta, o TEDxAmazônia conta também com um conselho consultivo formado por representantes da academia, ambientalistas, artistas, pesquisadores e executivos, que contribuem através de sua experiência e conhecimento. Fazem parte do conselho consultivo nomes como Emma Torres (PNUD América Latina e Caribe), Iskukua Yawanawá (líder indígena), e Katia Penha (CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e Tatiana Schor (Chefe de Unidade na Região Amazônica, BID).

O TEDxAmazônia tem apoio do Mercado Livre que já atua com iniciativas de conservação, comercialização e geração de renda no território. A plataforma será responsável por experiências, como o espaço dedicado à cobertura e difusão do conteúdo por meio da imprensa e formadores de opinião. Apoiam também o Instituto Igarapé, think and do tank independente, dedicado à integração das agendas de segurança pública, climática e digital e espaço cívico e a Profile, agência de comunicação com foco em sustentabilidade e ESG.

O evento vai acontecer em Manaus, no Armazém XV, construção do século 19, à beira do Rio Negro. A abertura será no icônico Teatro Amazonas.

Saiba mais sobre como participar, inclusive para se inscrever para ir presencialmente, no site tedxamazonia.com.

Sobre o TEDx

No espírito de ideias que valem a pena serem espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED. Em um evento TEDx, os vídeos das palestras TED e os palestrantes ao vivo se unem para gerar uma profunda discussão e conexão. Esses eventos locais e independentes têm a marca TEDx, onde “x” significa um evento TED organizado de forma independente. A Conferência TED fornece orientação geral para o programa TEDx, mas os eventos TEDx individuais são independentes.

Sobre o TED

O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ideias que valem a pena serem espalhadas, muitas vezes na forma de palestras curtas por pensadores e líderes. Muitas dessas palestras acontecem nas conferências TED, eventos TED menores e milhares de eventos TEDx organizados de forma independente em todo o mundo. Os vídeos dessas palestras são disponibilizados, gratuitamente, no site TED.com e outras plataformas. As versões em áudio do TED Talks são publicadas no TED Talks Daily, disponível em todas as plataformas de podcast. 

As iniciativas abertas e gratuitas do TED para espalhar ideias incluem TED.com, onde novos vídeos de palestras TED são postados diariamente; o TEDx, que licencia milhares de indivíduos e grupos para sediar eventos locais no estilo TED independentes em todo o mundo; o programa TED Fellows, que seleciona inovadores de todo o mundo para amplificar o impacto de seus projetos e atividades; o Audacious Project, que dá visibilidade e financiamento para ideias que têm o potencial de impactar milhões de vidas; o TED Translators Program, que oferece a legendagem de TED Talks para que grandes ideias possam se espalhar por idiomas e fronteiras; e a iniciativa educativa TED-Ed. O TED também oferece TED@Work um programa que reimagina as palestras TED para o aprendizado no local de trabalho. O TED também tem uma biblioteca crescente de podcasts originais, incluindo The TED Interview with Chris Anderson, WorkLife with Adam Grant, Far Flung with Saleem Reshamwala e How to Be a Better Human.

This post was published on 1 de novembro de 2023

Notícias recentes

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024