Nova websérie do Imazon reúne pesquisadores e influenciadores digitais em um bate-papo descontraído sobre a Amazônia

O desmatamento é real ou é fake news? As queimadas realmente aumentaram no ano passado? Onde eu posso comprar carne que não é de origem do desmatamento? Essas e outras perguntas são respondidas no primeiro episódio da nova websérie do Imazon: Diga Lá. O vídeo já está disponível no YouTube e traz uma conversa entre Paulo Barreto, pesquisador do instituto, e Isis Vieira, influenciadora digital paraense, sobre temas ligados à preservação da Amazônia.

O local escolhido para as gravações do primeiro episódio foi o Parque Estadual do Utinga, em Belém, uma área de mais de 1.300 hectares de floresta preservada na capital paraense. Temas como efeitos do desmatamento, problemas trazido por queimadas e soluções para o desenvolvimento sem destruir a floresta são apresentados de maneira bem descomplicada durante uma conversa informal entre o pesquisador e a influenciadora. 

Para Brenda Brito, pesquisadora do Imazon e idealizadora da websérie, o objetivo de cada um dos episódios é exatamente falar de temas ligados à preservação da Amazônia de maneira bem fácil para o público compreender. “A nossa expectativa é levar essas mensagens e o resultados dos nossos trabalhos desenvolvidos aqui no Imazon para um público cada vez maior e mais diverso”, destaca. 

Os próximos episódios vão trazer sempre um bate-papo descontraído com influenciadores digitais paraenses e pesquisadores do Imazon sobre temas ligados à preservação do meio ambiente. De acordo com Brenda, a escolha de influenciadores da região tem o objetivo de dialogar especificamente com o público que está na Amazônia. “Queremos trazer informação para esse público, por isso a ideia de trazer  influenciadores da região para que a gente possa ter esse diálogo exatamente com pessoas que vivem aqui. Queremos ouvir, de quem mora na Amazônia, quais são as dúvidas sobre Amazônia”. 

A influenciadora digital Isis Vieira, que possui mais de 33 mil seguidores em uma rede social, revela que mudou alguns hábitos após as gravações com o pesquisador Paulo Barreto. “Carne vermelha agora, somente uma vez por semana”, diz Isis. A idealizadora da série, Brenda Brito, ressalta que o objetivo é despertar o interesse do público para temas importantes sobre a conservação da floresta. “Queremos que mais pessoas procurem informações e interajam cada vez mais com o trabalho que é desenvolvido no Imazon”, aponta. 

O primeiro episódio da websérie Diga Lá já está disponível no YouTube do Imazon. O próximo episódio será divulgado em março e vai trazer temas como a influência do meio ambiente para o bem estar da população. A websérie tem direção de Adelaide Oliveira e Junior Braga, imagens de André Mardock e Wesley Braun, sonoplastia de Luciano Mourão, montagem de Junior Braga e Rennan Rosa e produção de Igor Pontes e William Alves.

This post was published on 6 de fevereiro de 2020

Notícias recentes

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024