Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamento

facebook - Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamentofacebook - Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamentolinkedin - Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamentolinkedin - Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamentowhatsapp - Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamentowhatsapp - Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamentox - Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamentox - Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamentoa2a - Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamentoa2a - Novo ImazonGeo: maior acesso à informação para a fiscalização do desmatamento

Com o novo portal e app ImazonGeo, gestores ambientais poderão acompanhar mais efetivamente a dinâmica e pressão das florestas e Áreas Protegidas da Amazônia

 

Monitorar e reportar amplamente as ameaças e os avanços obtidos contra o desmatamento e a degradação ambiental na Amazônia faz parte de um conjunto de abordagens necessárias para o desenvolvimento sustentável da região. Esse foi o pressuposto para o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) desenvolver, em 2007, a primeira versão do ImazonGeo – portal que tem como objetivo fornecer informações atualizadas sobre a situação, a dinâmica e a pressão sobre as florestas e Áreas Protegidas da Amazônia brasileira.

Com o uso de tecnologias de softwares livres, o portal disponibiliza para instituições-chave, atores estratégicos, pesquisadores, estudantes e o público em geral relatórios, gráficos, tabelas e mapas a partir de análises espaciais.

Em 2018, o portal ganha nova versão com o que há de mais avançado em funcionalidades WebGIS, além de design gráfico mais atrativo e intuitivo. O objetivo é aprimorar a disseminação do conteúdo do ImazonGeo para diversos usuários (municípios, ONGs, Ministério Público, agências estaduais e federal de regularização fundiária e mídias sociais), facilitando o acesso a informações atualizadas sobre a influência da ocupação humana na Floresta Amazônica, contribuindo assim para o aumento da transparência no setor florestal e consequente conservação da paisagem da Floresta.

As informações do ImazonGeo estão disponibilizadas nos temas Desmatamento, Exploração Madeireira e Queimadas. Para o tema Desmatamento é possível obter o histórico das detecções para toda a Amazônia considerando os principais sistemas de monitoramento: Prodes, Deter e SAD. Além disso é possível realizar análises sobre Ameaça e Pressão, risco de desmatamento, classificação e ranking nas categorias Estados, municípios, assentamentos e Áreas Protegidas.

No tema Exploração Madeireira, disponível para os estados do Pará e Mato Grosso, o usuário pode visualizar os dados anuais de exploração tanto autorizada quanto ilegal e gerar o ranking da exploração em municípios, assentamentos e Áreas Protegidas.

Em Queimadas é possível acessar as informações de histórico dos focos de queimadas disponibilizados pelo Inpe, além das análises de classificação e ranking de queimadas nas categorias estados, municípios, assentamentos e Áreas Protegidas.

No tema Boletim de Monitoramento Municipal é possível ter acesso aos boletins gerados mensalmente com os alertas de desmatamento do SAD detectados para todos os municípios da Amazônia Legal. Essa é uma funcionalidade de extrema importância para que os gestores municipais possam acompanhar e fiscalizar os alertas de desmatamento em campo. Os gestores de Unidades de Conservação também podem acompanhar os relatórios do site para atuarem em áreas que sofrem ameaça e pressão de desmatamento.

            

O novo portal e app do ImazonGeo foram lançados no estande “Espaço Amazônia: Floresta e Comunidade”, durante o IX CBUC – Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, com apresentação da pesquisadora Júlia Ribeiro. Assista vídeo da transmissão ao vivo aqui.

 

Mais novidades | Dentre as funcionalidades da nova versão do ImazonGeo, estão o Cadastro de Usuários, ferramenta de busca, impressão de mapas e possibilidade de compartilhamento de informações nas mídias sociais (Facebook, Twitter e envio via Whatsapp). Outra novidade é o aplicativo mobile no qual é possível cadastrar áreas de interesse  para receber alertas de desmatamento e queimada; e também o monitoramento colaborativo que permite ao usuário enviar informações de campo, de onde estiver, de desmatamento e queimadas através do celular.

 

Conheça o ImazonGeo: www.imazongeo.org.br

 

This post was published on 10 de agosto de 2018

Notícias recentes

Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti

Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia…

18 de julho de 2025

Amazônia terá 41 áreas protegidas no Um Dia no Parque 2025

Territórios preparam atividades para celebrar os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação…

18 de julho de 2025

Campanha Um Dia no Parque 2025 terá atividades em 23 unidades de conservação do Pará

Mobilização nacional convida o público a conhecer a natureza por meio da visitação desses territórios…

17 de julho de 2025

Derrubada na Amazônia Legal cresce 15% de agosto a maio

Em dez meses foram desmatados 2.825 km² de floresta   A devastação da Amazônia Legal…

2 de julho de 2025

No Dia do Amigo, campanha “Um Dia no Parque” incentiva brasileiros a se conectarem com a natureza

Com meta de envolver mais de 450 Unidades de Conservação e mobilizar 135 mil visitantes,…

18 de junho de 2025

Imazon capacita 15 pessoas para o uso de drones no Assentamento Abril Vermelho

Atividade promove uso de tecnologia como aliada na proteção da floresta e na autonomia das…

16 de junho de 2025