Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SP

facebook - Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SPfacebook - Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SPlinkedin - Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SPlinkedin - Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SPwhatsapp - Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SPwhatsapp - Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SPx - Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SPx - Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SPa2a - Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SPa2a - Observatório do Clima discute “Marco Regulatório para Serviços Ambientais no Brasil” na FGV-SP

O Observatório do Clima, junto ao Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), promove no dia 17 de maio o seminário “Tendências das Políticas Públicas de Pagamento por Serviços Ambientais e REDD+ no Brasil”. O evento trará uma discussão qualificada e objetiva sobre a situação real e atual, bem como as possíveis tendências da criação de um sistema de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) no Brasil.

Como base para essa discussão, será apresentado o estudo “Marco Regulatório sobre PSA no Brasil”, realizado em parceria entre Imazon e o GVces. Ele consiste no mapeamento de iniciativas de PSA e REDD+, tendo como foco principal os serviços ambientais florestais, não apenas da floresta amazônica, mas dos outros biomas do território brasileiro. O estudo, que será apresentado por Brenda Brito, pesquisadora do Imazon, analisa 26 leis e decretos identificados em níveis estadual e federal, assim como projetos de lei federais ainda em discussão relacionados à PSA e REDD+. O levantamento também aponta alguns dos componentes essenciais que tais normas devem abranger para estabelecer um regime eficiente de PSA. O estudo será publicado em junho, após incorporar comentários a serem feitos no evento.

Sistemas de PSA permitem que um provedor de serviços ambientais obtenha uma remuneração daqueles que demandam esses serviços, resultando em práticas de conservação, restauração e uso sustentável dos recursos naturais. Já REDD+ é um mecanismo criado para compensar financeiramente atividades em países em desenvolvimento que evitam o desmatamento e a degradação de florestas e que, portanto, reduzem as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. REDD+ inclui também benefícios a atividades de conservação e manejo florestal, bem como aumento dos estoques de carbono florestal através do plantio de árvores e da recuperação de áreas degradadas.

Para o seminário, foi convocada uma mesa redonda, que será composta por Helena Carrascosa (SEMA-SP), que participou ativamente da construção de iniciativas pioneiras de PSA no Brasil; Marcos Sossai (Governo do Estado do Espírito Santo), que integrou o processo de elaboração do marco legal de PSA em seu estado; Anita Diederischsen, membro da The Nature Conservancy; André Ferretti, membro da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza; e Rodrigo Fernandes das Neves, procurador geral do Estado do Acre. A mediação é de Guarany Osório, coordenador do Programa Política e Economia Ambiental do GVces.

O evento, que terá transmissão online ao vivo (http://www.livestream.com/gvces), acontece na FGV-EAESP (Rua Itapeva, 432, 4º andar – Bela Vista) das 9h00 às 12h30 e é aberto ao público que confirmar presença através do link: http://comunicacao.gvces.com.br/comunicados/2012/oc/psa/index.html

 

Seminário “Tendências das Políticas Públicas de Pagamento por Serviços Ambientais e REDD+ no Brasil”

Data: 17 de maio de 2012

Local: FGV-EAESP (Rua Itapeva, 432, 4º andar – Bela Vista)

Inscrições: Gratuitas através do link:

http://comunicacao.gvces.com.br/comunicados/2012/oc/psa/index.html

 

Sobre o GVces

Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade. Sua missão é expandir continuamente as fronteiras do conhecimento contribuindo para um desenvolvimento sustentável, no âmbito da administração pública e empresarial. O GVces trabalha no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão públicas e empresariais para a sustentabilidade, no âmbito local, nacional e internacional. Seus programas são orientados por quatro linhas de atuação: (i) formação; (ii) pesquisa e produção de conhecimento; (iii) articulação e intercâmbio; e (iv) mobilização e comunicação.

This post was published on 5 de agosto de 2013

Notícias recentes

Central da COP faz tabelinha de clima com futebol na final do Parazão

Iniciativa do Observatório do Clima que leva ao público informações sobre mudanças climáticas de maneira…

6 de maio de 2025

É Central na final!

Central da COP se junta à Federação Paraense de Futebol para levar informações sobre as…

6 de maio de 2025

Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Trabalhos falam sobre seca, queimadas e degradação e fortalecem a proteção da Amazônia Pesquisadoras e…

29 de abril de 2025

Desmatamento aumenta 18% de agosto a março na Amazônia

Período se refere aos primeiros oito meses do chamado “calendário do desmatamento”, que vai de…

25 de abril de 2025

APA Jará terá trilha ecológica e turismo de base comunitária

Um dos objetivos da iniciativa é gerar renda de forma sustentável para as comunidades relacionadas…

14 de abril de 2025

Inscrições para a etapa presencial do Trilhas da Cobertura Climática já estão abertas

Compreender o cenário de mudanças climáticas para criar conteúdos contextualizados e aprofundados. É o propósito…

12 de abril de 2025