Oficina discute participação, transparência e inovação na gestão fundiária estadual

Instituições públicas e sociedade civil reuniram-se com o objetivo de elaborar ferramentas para ampliar a participação e transparência fundiária no Pará

 

A fim de estimular o debate sobre transparência na gestão pública fundiária, o Imazon realizou nos dias 25 e 26 de junho, em parceria com a 1ª Promotoria Agrária de Castanhal do Ministério Público Estadual, organizações públicas e da sociedade civil, a oficina “Participação, Transparência e Inovação na Gestão Fundiária do Pará”. O evento contou com a participação de diversas instituições de proteção do meio ambiente, de direitos humanos, academia, poder público estadual e de organizações que atuam na temática fundiária. 

O objetivo da oficina foi estimular a organização da sociedade civil para maior participação e transparência das ações de regularização fundiária no Pará, que ainda possui cerca de 38% de seu território sem definição de direitos à terra. A programação buscou compartilhar experiências de participação pública em outros estados para contribuir na solução de problemas fundiários. Também foi discutido o uso de tecnologia para auxiliar na gestão de terras públicas, com exposições sobre a situação, avanços e desafios de inovação de softwares para auxílio de análise e gestão de dados fundiários.

A pesquisadora do Imazon, Brenda Brito, comentou sobre a importância do evento e da transparência nas instituições: “É importante que os órgãos fundiários tenham uma sensibilização e capacitação sobre a Lei de Acesso à Informação, para entender quais  informações precisam ser divulgadas e passem a cumprir a lei. Até o momento, mais da metade das informações que devem ser divulgadas pelos órgãos de terra estaduais na Amazônia não estão disponíveis”. 

Ao final, também foi aprovado um cronograma de trabalho para a instalação do Fórum Regional do Ministério Público com a sociedade civil para questões agrárias e fundiárias da 1ª Região Agrária (Castanhal).

Além do Imazon e da 1ª Promotoria Agrária de Castanhal do Ministério Público Estadual, também participaram da organização: Universidade Federal do Pará (UFPa), Instituto de Educação do Brasil (IEB), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Laboratório de Integração de Informações Agrárias, Econômicas e Ambientais para Análise Dinâmica da Amazônia (Integradata) e Instituto de Terras do Pará (Iterpa).

This post was published on 26 de junho de 2019

Notícias recentes

Desmatamento em Terras Indígenas da Amazônia é o menor em seis anos

A diminuição da devastação em TI’s é uma boa notícia em comemoração ao Dia dos…

17 de abril de 2024

Primeiro bimestre de 2024 tem menor desmatamento dos últimos seis anos

Derrubada da floresta em janeiro e fevereiro chegou a 196 km², 63% a menos do…

18 de março de 2024

Ano de 2024 começa com queda de 60% no desmatamento da Amazônia

Roraima foi o estado com a maior área derrubada em janeiro, seguido de Mato Grosso…

21 de fevereiro de 2024

Mais de 90 agricultoras e agricultores familiares do Pará recebem formação em restauração florestal

Um grupo dos formandos foram contemplados com insumos agrícolas e vão implantar Sistemas Agroflorestais (SAFs)…

1 de fevereiro de 2024

Desmatamento em áreas protegidas cai quase quatro vezes na Amazônia em 2023

Devastação em de terras indígenas e unidades de conservação passou de 1.431 km² em 2022…

22 de janeiro de 2024

Aniversário de Belém: Conheça 20 contribuições do Imazon para tornar a cidade mais sustentável

  Segunda capital mais antiga da Amazônia, Belém chega aos 408 anos nesta sexta-feira, 12…

11 de janeiro de 2024