Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Pará

facebook - Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Paráfacebook - Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Parálinkedin - Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Parálinkedin - Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Paráwhatsapp - Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Paráwhatsapp - Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Paráx - Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Paráx - Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Paráa2a - Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Paráa2a - Operação Cuminaú combate desmatamento no oeste do Pará

Será finalizada nesta quarta-feira (3) a Operação Cuminaú, de combate ao desmatamento no oeste do Pará, nos municípios de Almeirim e Prainha, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema). Em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Almeirim, apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), da Secretaria de Segurança Pública do Estado e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), a operação foi desenvolvida a partir dos dados do Sistema de  Alerta de Desmatamento (SAD), fornecidos pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), acrescido de mapeamento do desmatamento pelo próprio setor de monitoramento da Sema, através da Diretoria de Fiscalização Ambiental.

Como resultado da operação foram validados 86 polígonos de desmatamento, sendo embargados 2.915 hectares de áreas desmatadas dentro do bioma amazônico, equivalente a cerca de 3 mil campos de futebol. Além das áreas embargadas, foram apreendidas duas serrarias tipo Induspam (serrarias móveis), encontradas operando nas áreas desmatadas mapeadas sem a devida licença de operação ambiental, e um trator de pneu, todos avaliados em aproximadamente meio milhão de reais.

Os infratores responsáveis pelos desmatamentos que foram encontrados no momento da fiscalização deram ciência ao Auto de Infração aplicado pelos agentes de fiscalização da Sema e embargo da área desmatada. Com essa autuação e penalidades, não será possível a implementação de nenhuma atividade econômica nestas áreas até a sua regularização ambiental, explica a diretora de fiscalização da Sema, Simone Linhares.

“Os infratores não encontrados no momento da fiscalização tiveram suas áreas embargadas e serão autuados administrativamente pelo setor de fiscalização. Continuaremos realizando o monitoramento e fiscalização sistemáticos do desmatamento no Estado do Pará, a fim de coibir todos os crimes ambientais associados a esta atividade ilegal,” declara a diretora.

A Operação Cuminaú (nome do rio que divide os limites geográficos entre os municípios de Almeirim e Prainha), iniciada em 17 de novembro, objetiva realizar o combate sistemático do desmatamento no Estado do Pará, e totaliza mais de 20 servidores envolvidos e aparato de cinco viaturas da fiscalização da Sema e um helicóptero do Graesp.

Fonte: Agência Pará

This post was published on 2 de dezembro de 2014

Notícias recentes

Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Trabalhos falam sobre seca, queimadas e degradação e fortalecem a proteção da Amazônia Pesquisadoras e…

29 de abril de 2025

Desmatamento aumenta 18% de agosto a março na Amazônia

Período se refere aos primeiros oito meses do chamado “calendário do desmatamento”, que vai de…

25 de abril de 2025

APA Jará terá trilha ecológica e turismo de base comunitária

Um dos objetivos da iniciativa é gerar renda de forma sustentável para as comunidades relacionadas…

14 de abril de 2025

Inscrições para a etapa presencial do Trilhas da Cobertura Climática já estão abertas

Compreender o cenário de mudanças climáticas para criar conteúdos contextualizados e aprofundados. É o propósito…

12 de abril de 2025

ATL 2025: terras indígenas registram apenas 3% do desmatamento nos últimos 13 anos

  A 21º edição do Acampamento Terra Livre (ATL), maior encontro de mobilização indígena do…

9 de abril de 2025

Moradores da Flota de Faro soltam mais de mil quelônios na natureza

Após meses de cuidados, os animais tiveram seu primeiro contato com as águas da área…

7 de abril de 2025