Pacto pela Amazônia – Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Belém

facebook - Pacto pela Amazônia - Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Belémfacebook - Pacto pela Amazônia - Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Belémlinkedin - Pacto pela Amazônia - Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Belémlinkedin - Pacto pela Amazônia - Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Belémwhatsapp - Pacto pela Amazônia - Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Belémwhatsapp - Pacto pela Amazônia - Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Belémx - Pacto pela Amazônia - Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Belémx - Pacto pela Amazônia - Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Beléma2a - Pacto pela Amazônia - Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Beléma2a - Pacto pela Amazônia - Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Belém

Pacto pela Amazônia

Aliança pela Restauração na Amazônia é lançada em Belém

Soma de esforços entre diferentes atores sociais tem proposta de contribuir para a restauração da Amazônia brasileira

 

De agosto de 2015 a julho de 2016 foram cerca de 7.989 km² de área desmatada na Amazônia, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O número cresceu 29%, se compararmos com o ano anterior. Entre os responsáveis estão a conversão da floresta para outros usos e a exploração ilegal de madeira. Para transformar essa realidade, foi lançada nesta segunda-feira, 30, em Belém, a Aliança pela Restauração na Amazônia, com a participação de ONGs, academia, setores produtivos, representantes do governo e sociedade civil.

Entre as propostas da Aliança estão a de mapear e visibilizar oportunidades para a restauração na Amazônia e encurtar o caminho entre financiadores e produtores rurais que necessitam ajustar passivos ambientais.

Para Rachel Biderman, diretora do World Resources Institute (WRI), “ é fundamental fortalecer os elos da cadeia de restauração no Brasil; e a Amazônia tem todos os elementos para liderar o bom exemplo”. Ela enfatiza, também, que “a Aliança inclui no mapa da agenda de restauração global, de larga escala, o importante bioma amazônico, que passa a integrar a ‘era da restauração’, preconizada pela Declaração de Nova York sobre Florestas”.

Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI-Brasil, organização responsável pela secretaria executiva da Aliança, reforça que “queremos gerar inteligência e conciliar técnicas inovadoras para a restauração, de forma que a soma dos esforços dos envolvidos na Aliança gere impactos maiores que o trabalho que já vem sendo feito de forma isolada. Isso também alavancará a redução do custo da restauração, o que é fundamental para alcançarmos a restauração florestal em larga escala.”

O Secretário de Programa do Programa Municípios Verdes do Estado do Pará, Justiniano Netto concorda que se trata de um importante passo: “ alianças como essas são fundamentais para contribuir com o Estado do Pará. O combate ao desmatamento vem sendo trabalhado pelo governo e esta Aliança irá somar esforços, por exemplo, no oeste e no sudoeste da Região Transamazônica, região que concentra 15 municípios das áreas mais desmatadas do Pará.”

Também estiveram presentes no evento hoje nomes como Rodrigo Junqueira, do ISA; Érica Pinto, do IPAM; Márcio Dionísio, da IUCN; Sâmia Nunes, do Imazon; Roberta Coelho, do Rock in Rio; Silvio Brienza, da Embrapa; Artemísia Moita, do Grupo  Agropecuária Fazenda Brasil; Gracialda Ferreira, da Universidade Federal Rural da Amazônia; Carlos Scaramuzza, do Ministério do Meio Ambiente, e Rogério Campos, da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima.

 

A Aliança

Atuação:

 

· Conciliar interesses e integrar ações em prol da ampliação da escala e da eficiência da restauração florestal.

· Gerar, sistematizar e difundir conhecimentos e informações sobre restauração florestal, silvicultura tropical e sistemas agroflorestais.

· Apoiar a captação pelos membros para viabilizar ações e projetos de restauração florestal.

· Impulsionar a economia da restauração florestal, estimulando todos os elos da cadeia produtiva, gerando oportunidades de negócios, trabalho e renda.

·  Contribuir para formulação e implementação de políticas públicas que favoreçam a restauração florestal.

· Disponibilizar protocolos e ferramentas que permitam a integração de dados para o monitoramento das ações de restauração e avaliação da dinâmica florestal.

·  Desenvolver ações de conscientização e sensibilização da sociedade civil acerca da necessidade de conservação/restauração da Amazônia.

Funcionamento:

·  Adesão voluntária mediante assinatura do termo.

·  Governança descentralizada, transparente e inclusiva.

·  Representatividade nos quatro segmentos (governo, empresas, sociedade civil organizada e academia).

·  Colaboração e cooperação entre os membros.

·   Articulação e integração de ativos, experiências e saberes.

·   Respeito aos conhecimentos tradicionais.

·   Comunicação dinâmica e transparente.

·   Respeito às particularidades produtivas e ecológicas dos variados ambientes e regiões amazônicas.

 

São membros fundadores da Aliança: Conservação Internacional (CI-Brasil), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Instituto Socioambiental (ISA), World Resources Institute (WRI), Embrapa, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Amazônia Live/Rock in Rio, AMATA e Grupo AFB – Agropecuária Fazenda Brasil. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) é parceiro da iniciativa.

 

Para tornar-se um membro ou associar-se, é preciso enviar um e-mail para  alemos@conservation.org.

 

Mais informações:

Milena del Rio do Vale – (11) 98159-7555 –mdrvalle@gmail.com

Andréia Vitório – (71) 99168-5807 – deiacunhavitorio@gmail.com

This post was published on 1 de fevereiro de 2017

Notícias recentes

Altamira sedia Reunião Ordinária do GT Xingu para alinhar ações ambientais

Imazon apresentou a PrevisIA e realizou a entrega de mapas de usos do solo O Ministério…

13 de agosto de 2025

Comunidades da Flota de Faro participam de curso para conduzir trilhas de turismo de base comunitária

Iniciativa reuniu moradores e moradoras das comunidades Português e Monte Sião para aprimorar técnicas de…

4 de agosto de 2025

Grilagem sem punição: somente 7% das decisões judiciais resultam em condenações na Amazônia

Estudo do Imazon analisou 526 decisões, envolvendo 193 réus em 78 processos, sendo a maioria…

31 de julho de 2025

Desmatamento cai 18% em junho de 2025, mas tendência no calendário anual segue em alta

Amazonas, Mato Grosso e Pará são responsáveis por 79% do total destruído Em junho de…

30 de julho de 2025

Imazon participa de oficina sobre estratégias para uma pecuária sustentável

Encontro reuniu diversas entidades para construir soluções integradas para pensar na relação entre produção pecuária…

29 de julho de 2025

Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti

Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia…

18 de julho de 2025