Pará terá 16 cidades com atividades da campanha Um Dia no Parque neste domingo

Superando o ano anterior, o estado conta conta 21 territórios inscritos na campanha nacional, cujo objetivo é aproximar populações das Unidades de Conservação

Parque Estadual Monte Alegre (PEMA), localizado no Pará, receberá visitantes no próximo domingo, dia 21 (Foto: Fabíola Tuma/Imazon)

 

O próximo domingo será marcado pela sétima edição da campanha Um Dia No Parque, realizada em todo o Brasil desde 2018. No Pará, a mobilização já superou o ano passado em número de cidades e territórios participantes. Em 2023, participaram 13 áreas protegidas, de 11 cidades. Neste ano, 21 territórios se inscreveram, de 16 municípios. São Florestas e Parques Estaduais e Nacionais, Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas Extrativistas (Resexs), Refúgio de Vida Silvetre (Revis), Jardim Botânico e Territórios Quilombolas que abrirão suas portas aos visitantes com atividades de esporte, lazer e educação.

Com isso, a expectativa da organização é superar também o número de visitantes, que em 2023 foi de 8 mil pessoas no Pará e 120 mil em todo o país. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da proteção das Unidades de Conservação e demais tipos de áreas protegidas por meio da visitação. 

Neste ano, a capital Belém e as cidades de Afuá, Augusto Corrêa, Belterra, Bragança, Faro, Juruti, Marituba, Monte Alegre, Óbidos, Santa Isabel, Santarém, São Geraldo do Araguaia, Ponta de Pedras, Tracuateua e Viseu receberão ações entre os dias 18 de julho e 3 de agosto, sendo a maioria delas realizadas neste domingo (21), data oficial da mobilização.

“A cada edição, a campanha se torna mais popular no Pará, recebendo um número maior de visitantes e tendo mais territórios com atividades. Em 2024, não será diferente, pretendemos ter pessoas de várias idades em contato com a fauna e flora desses lugares tão importantes para a proteção do bioma Amazônia”, comenta Jakeline Pereira, diretora do Programa Áreas Protegidas do Imazon.

Programação para todos os gostos

Parque do Utinga, na capital Belém, contará com atividades educativas, esportivas e de lazer (Foto: Marcio Nagano/Imazon)

Com o tema “Natureza para todas as pessoas”, a iniciativa oferecerá 21 atrativos diferentes no Pará. Estão na lista trilhas ecológicas, passeios de barco e caiaque, ciclismo, brincadeiras infantis, atividades artísticas e folclóricas, palestras educativas, banho de praia e cachoeira, caminhada, falcoaria (treinamento e cuidado de falcões), visitação de cavernas, entre outros.

Unidades que compõem o maior bloco de áreas protegidas do mundo participarão da campanha

O Norte do Pará conta com seis unidades de conservação na mobilização nacional. São eles: o Parque Estadual Monte Alegre, as Áreas de Proteção Ambiental Juá e Jará, as Florestas Estaduais de Faro e Trombetas e a Floresta Nacional do Tapajós. Esses territórios fazem parte do maior bloco de áreas protegidas do mundo, que compreende uma área de 22,3 milhões de hectares.

“Proteger as UCs do Norte do Pará é também cuidar da biodiversidade e das populações que habitam a floresta e, como consequência, colaborar para o equilíbrio climático do Brasil e do mundo. Realizar ações nessas áreas certamente vai conectar as populações para se engajarem na defesa da natureza amazônica”, completa Jakeline.

Neste domingo, também será lançada oficialmente a campanha #ProtejaAsÁrvoresGigantes da Amazônia, que busca impulsionar a criação do Parque Estadual das Árvores Gigantes na Floresta Estadual do Paru, no norte do Pará. O objetivo é proteger a quarta maior árvore do mundo, um angelim-vermelho de 88,5 metros de altura (o equivalente a duas estátuas do Cristo Redentor), e pelo menos outras 35 árvores com mais de 80 metros de altura encontradas no território.

O Um Dia No Parque é idealizado pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação e realizado com o apoio de órgãos governamentais e organizações do terceiro setor, como o Imazon, que é parceiro da iniciativa na Amazônia.

Confira aqui a programação da campanha no estado

This post was published on 18 de julho de 2024

Notícias recentes

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024