Paraenses vivem “Um dia no Parque” em campanha pelas Unidades de Conservação

Iniciativa ocorreu no sábado (23) e domingo (24) em sete cidades. Programação segue nesta sexta (29), no Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas

 

Na Área de Proteção Ambiental Jará as crianças participaram de atividades de educação ambiental. Foto: Islan Costa

 

Passeios ciclísticos, trilhas, atividades de lazer, ecoturismo e educação ambiental marcaram o fim de semana em sete Unidades de Conservação no Pará. Com o tema “De volta ao lar”, a campanha Um dia no Parque reuniu centenas de visitantes nos espaços criados para conservar e proteger os biomas brasileiros. A programação continua na próxima sexta-feira (29) no Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense, com visita guiada à sítio arqueológico, palestra e trilha até a Cachoeira do Moisés, um dos principais pontos do parque. 

Realizada desde 2018 pela Coalizão Pró Unidades de Conservação (Unidos Cuidamos), a campanha é implementada no Pará pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), desde 2019, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR- Bio). Neste ano, as atividades da campanha iniciaram na Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, em Juruti, e na Floresta Nacional Saracá-Taquera, em Oriximiná, no sábado (23).

A secretária municipal de meio ambiente de Juruti, Nayme Lopes, comemorou o sucesso do evento, que reuniu cerca de 150 pessoas.

“É a segunda vez que aderimos à campanha na APA Jará. Ano passado, por conta da pandemia, a programação foi restrita. Mas este ano foi bem melhor. Conseguimos mobilizar muitas crianças, que foram nosso público-alvo nesta edição. Foi um sucesso a participação das duas associações que formam o Festribal, e também envolvemos projetos escolares a respeito de lendas da própria área de proteção ambiental”, destacou. 

Já no domingo (24), integrando pela primeira vez a campanha, a Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão, em Santarém, teve programação com trilha, apresentação cultural e atividades de ecoturismo. O ponto alto foi a competição dos catraieiros, trabalhadores responsáveis pelo transporte até a Ilha do Amor, cartão postal de Alter. O grande vencedor foi Erlison Farias, de 42 anos, que atua como catraiero há 20 anos no famoso cartão postal paraense. Ele ganhou um celular. 

Também no oeste do estado, o Parque Estadual Monte Alegre (PEMA) reuniu cerca de 200 pessoas em atividades como visita aos sítios arqueológicos Serra da Lua, Gruta do Pilão e Gruta do Miritiepé. A programação teve ainda exposição fotográfica dos principais atrativos do parque e feira ecológica com produtores das comunidades do entorno do parque. “Ter o PEMA participando mais uma vez do evento é gratificante, pois ajuda na divulgação da Unidade, aproxima a comunidade despertando o sentimento de pertencimento e de cuidado com a natureza”, ressaltou a gerente do PEMA, Patrícia Messias. 

Visitantes fizeram a trilha inédita até a Gruta do Miritiepé, no Parque Estadual Monte Alegre.

Na Região Metropolitana de Belém, os passeios ciclísticos e a trilha ecológica foram os grandes destaques da programação no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna. A bióloga venezuelana Yetsenia Sánchez foi uma das que aproveitou o domingo para conhecer os detalhes da Unidade de Conservação que fica na capital paraense. “Vim aqui saber um pouco mais do bioma amazônico e do Parque, que é importante para pesquisas científicas e para satisfação pessoal. Me inscrevi na trilha para encontrar espécies de animais e plantas que ainda não conheço”, contou a bióloga. 

Também participaram da campanha a Floresta Estadual de Faro (Faro) e o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (Marituba). Para a pesquisadora do Imazon Jakeline Pereira, a edição deste ano cumpriu com o objetivo de levar a população a conhecer as Unidades de Conservação.

“O Um dia no Parque foi um sucesso com  alto engajamento da população em todas atividades. Este ano, em especial, contamos com a participação inédita da Flona de Saracá-Taquera e da APA Alter do Chão. Estamos muito felizes com toda essa mobilização paraense em prol da proteção das unidades de conservação”, pontuou. 

A última Unidade de Conservação a receber a campanha será o Parque Estadual da Serra dos Martírios-Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia. Nesta sexta-feira (29) haverá visita guiada ao sítio arqueológico na Vila Santa Cruz dos Martírios, palestras sobre a Amazônia e Cerrado e trilha à Cachoeira do Moisés. 

Sobre o Imazon

O Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia  é uma instituição brasileira de pesquisa que tem como missão promover conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia.  O Imazon foi fundado em 1990 e, desde então, tornou- se referência internacional em pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável na região. A organização possui quase 800 estudos publicados e atua na implementação de Áreas Protegidas na região Norte do Pará. 

Serviço

Campanha “Um Dia no Parque 2022”
Confira em:  Instagram @umdianoparqueoficial  – @imazonoficial
www.umdianoparque.org.br

Programação

Data: 29/07 (sexta-feira)

Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas – S. Geraldo do Araguaia

8h – Visita ao sítio arqueológico na Vila Santa Cruz dos Martírios
9h – Palestra sobre transição de bioma Amazônia e Cerrado e Educação Ambiental no Mirante
11h – Trilha guiada até a Cachoeira do Moisés
12h – Encerramento

Texto: Mayra Leal

This post was published on 25 de julho de 2022

Notícias recentes

Nenhum dos frigoríficos da Amazônia Legal está em conformidade com as novas políticas de exportação da União Europeia

63% das empresas possuem controle sobre os fornecedores diretos, mas nenhum controle sobre fornecedores indiretos,…

14 de novembro de 2024

Reconhecimento internacional: pesquisador do Imazon no topo dos cientistas mais citados do mundo

Carlos Souza Jr. é reconhecido pela Elsevier e pela Universidade de Stanford entre pesquisadores com…

12 de novembro de 2024

IMPA e Imazon desenvolvem IA que identifica desmatamento

O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) desenvolveu, em parceria com o Imazon (Instituto do…

12 de novembro de 2024

Organizações parceiras lançam um novo programa para Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Norte do Pará

O programa está previsto para durar 15 anos e irá contemplar os povos e organizações…

8 de novembro de 2024

Degradação da Amazônia passa dos 20 mil km² em setembro, a maior em 15 anos

Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…

25 de outubro de 2024

GPA é o supermercado com maior controle da cadeia da carne para evitar desmatamento da Amazônia

Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…

16 de outubro de 2024