Pesquisador do Imazon participa de audiência na Câmara para debater meio ambiente e economia

Foto em destaque: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O pesquisador do Imazon, Paulo Barreto, participou nesta quarta-feira, 19, da audiência pública Riscos e Oportunidades Financeiros da Política Ambiental – Sucessos e Insucessos. A audiência foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. Participaram ainda a especialista em políticas públicas de mudança do clima, Natalie Unterstell, e o Diretor na Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Jorge Hargrave. O objetivo da audiência era debater a relação do desmatamento com os investimentos que o Brasil recebe. 

O pesquisador lembra que, no ano passado, como aumento do desmatamento em 30%, empresas que compravam couro do Brasil anunciaram que não iam mais comprar, por associarem o País ao desmatamento. “Há uma espécie de pressuposto de que meio ambiente impede desenvolvimento. mas o que a gente tá notando, gradativamente, é que os investimentos dependem da conservação ambiental”, pontua. 

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Entre 2004 e 2012, o desmatamento reduziu 83% a partir de “políticas muito bem feitas”, de acordo com o pesquisador. Paulo Barreto acrescenta ainda que “desde 2012, houve desmonte dessa política e em muitos casos houve anistia de criminosos que promoveram o desmatamento”. Para reverter esse quadro, o pesquisador do Imazon defende a rejeição da MP 910/19, que trata da regularização fundiária e que poderia gerar uma perda orçamentária de R$ 88 bilhões aos cofres públicos. 

Paulo Barreto afirma que é necessário que “o poder público estimule a conservação ambiental para manter investimentos e atrair mercados que se transformem em oportunidades de emprego”. Para Paulo Barreto, além dos prejuízos trazidos para economia do país, o desmatamento provoca redução na quantidade de chuvas, o que interfere diretamente na produção agropecuária brasileira.

Como alternativa para o problema do desmatamento, o pesquisador indica o crescimento do dos títulos verdes. Além disso, Paulo Barreto aponta que a vinculação do crédito rural, subsídio para o setor agrícola, também é um caminho para melhoria do problema ambiental. “Está em discussão que esse subsídio seja vinculado ao desempenho ambiental, por exemplo, exigindo o cumprimento do código florestal, que é uma regra que já existe. Então, esse é um trabalho que está em andamento e pode ser reforçado pelo Congresso”, mostra.

O pesquisador conclui, então, que os investimentos vão demandar cada vez mais que exista conservação. “A capacidade da gente produzir e de ter retorno dos investimentos vai depender dos ecossistemas estarem funcionando bem. Do contrário, os investimentos vão ficar com risco de não ter retorno muito maior”, finaliza. 

This post was published on 20 de fevereiro de 2020

Notícias recentes

Desmatamento em Terras Indígenas da Amazônia é o menor em seis anos

A diminuição da devastação em TI’s é uma boa notícia em comemoração ao Dia dos…

17 de abril de 2024

Primeiro bimestre de 2024 tem menor desmatamento dos últimos seis anos

Derrubada da floresta em janeiro e fevereiro chegou a 196 km², 63% a menos do…

18 de março de 2024

Ano de 2024 começa com queda de 60% no desmatamento da Amazônia

Roraima foi o estado com a maior área derrubada em janeiro, seguido de Mato Grosso…

21 de fevereiro de 2024

Mais de 90 agricultoras e agricultores familiares do Pará recebem formação em restauração florestal

Um grupo dos formandos foram contemplados com insumos agrícolas e vão implantar Sistemas Agroflorestais (SAFs)…

1 de fevereiro de 2024

Desmatamento em áreas protegidas cai quase quatro vezes na Amazônia em 2023

Devastação em de terras indígenas e unidades de conservação passou de 1.431 km² em 2022…

22 de janeiro de 2024

Aniversário de Belém: Conheça 20 contribuições do Imazon para tornar a cidade mais sustentável

  Segunda capital mais antiga da Amazônia, Belém chega aos 408 anos nesta sexta-feira, 12…

11 de janeiro de 2024