Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

facebook - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remotofacebook - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remotolinkedin - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remotolinkedin - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remotowhatsapp - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remotowhatsapp - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remotox - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remotox - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remotoa2a - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remotoa2a - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Trabalhos falam sobre seca, queimadas e degradação e fortalecem a proteção da Amazônia

WhatsApp Image 2025 04 28 at 15.45.25 1 scaled - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento RemotoWhatsApp Image 2025 04 28 at 15.45.25 1 scaled - Pesquisadores do Imazon apresentam estudos no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Pesquisadoras e pesquisadores do Imazon participaram do XXI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), um dos principais encontros da área no país. As atividades reuniram especialistas de diversos setores para debater avanços científicos, tecnológicos e políticos nesse campo de atuação.

O Instituto, por meio da equipe de Monitoramento da Amazônia, utiliza o sensoriamento remoto como base para desenvolver estudos e projetos voltados à conservação da Amazônia. Participar de atividades como o SBSR é importante para divulgar as pesquisas realizadas, acompanhar inovações tecnológicas e ampliar oportunidades de parcerias.

O evento foi realizado entre os dias 13 e 16 de abril de 2025, em Salvador (BA). O Imazon teve três artigos aceitos para o simpósio. Foram eles:

1 – “Secas severas na Amazônia em 2023 e 2024: detecção e monitoramento com imagens de satélites”, na sessão de pôster.

2 – “Prevenção de queimadas no estado do Pará uma estratégia utilizando o modelo de risco da plataforma PrevisIA”, apresentado pela pesquisadora Alexandra Alves.

3 – “Desmatamento na Amazônia: que tipo de uso se estabelece após a remoção da floresta?”, na sessão de pôster.

Outro destaque foi a participação do pesquisador Carlos Souza Jr. na sessão temática “Degradação de Ecossistemas: caracterização com sensoriamento remoto”, onde realizou a apresentação “Detecção e monitoramento de degradação de ecossistemas aquáticos com séries temporais”.

“Eventos como o SBSR são essenciais para trocarmos experiências com outros profissionais da área e mostrarmos como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na conservação ambiental. Compartilhar os avanços do Imazon e as nossas soluções baseadas na ciência para os desafios que a Amazônia enfrenta fortalece o diálogo com a comunidade científica e amplia o alcance do nosso trabalho”, afirmou Carlos.

This post was published on 29 de abril de 2025

Notícias recentes

Um passo decisivo rumo ao Mosaico Norte do Pará

Povos tradicionais constroem, junto com organizações governamentais e civis, plano de trabalho para oficializar o…

23 de maio de 2025

Dia Mundial da Biodiversiade: confira 10 contribuições do Imazon para a temática na Amazônia

Instituto atua desde 1990 com produção científica voltada para a conservação e o desenvolvimento sustentável…

22 de maio de 2025

Pesquisador Beto Veríssimo será enviado especial da COP 30 para o setor de florestas

Presidência do evento escolheu 30 pessoas para o cargo, sendo 10 para regiões prioritárias e…

21 de maio de 2025

Curso “Minha Comunidade nas Redes” leva técnicas de comunicação para moradores de Juruti

Formação buscou fortalecer o protagonismo da população local na divulgação de seus territórios, saberes e…

20 de maio de 2025

Oficina fala sobre fluxos de atuação na área do desmatamento e queimadas para integrantes da região do Tapajós

Foi realizada nos dias 15 e 16 de maio, na sede das Promotorias de Justiça…

19 de maio de 2025

Desmatamento caiu em todos os biomas brasileiros em 2024

Amazônia foi o segundo bioma mais desmatado no ano passado, principalmente para agropecuária e garimpo…

15 de maio de 2025