Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambiental

facebook - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambientalfacebook - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambientallinkedin - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambientallinkedin - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambientalwhatsapp - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambientalwhatsapp - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambientalx - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambientalx - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambientala2a - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambientala2a - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambiental

RAISG PORTUGUES 1024x487 - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambientalRAISG PORTUGUES 1024x487 - Rede Amazônica RAISG lança novo site para difusão de mapas e informação socioambiental

 De cara nova, o novo portal da Raisg – Rede Amazônica de Informação Georreferenciada – traz vídeos explicativos, disponibiliza dados abertos que o público pode baixar para compor mapas e análises, e apresenta uma nova publicação.

 

Com o intuito de ampliar ainda mais o acesso à informação especializada e qualificada que vem produzindo e difundindo há dez anos, a Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada apresenta seu novo portal. E coloca pela primeira vez à disposição do público as informações cartográficas (shapefiles) elaboradas pela Rede, compondo variados mapas e análises espaciais que podem ser amplamente utilizados por organizações da sociedade civil, organizações governamentais de pesquisa e academia.

Ao mesmo tempo lança o novíssimo estudo Cartografia Histórica de Áreas Naturais Protegidas e Territórios Indígenas na Amazônia, que analisa as dinâmicas e os processos que conduziram à criação e institucionalização das Áreas Naturais Protegidas (ANP) e ao reconhecimento dos Territórios Indígenas (TI) na Amazônia. Reúne ainda mapas temáticos atualizados de 2014 das ANP e dos TI na Amazônia e, pela primeira vez, estatísticas comparadas da criação dessas Áreas Protegidas e do reconhecimento dos Territórios Indígenas na Amazônia. Além do estudo, o portal apresenta um mapa atualizado das ANP e TI com desmatamento até 2015. Veja aqui.

O estudo está disponível a partir desta quinta-feira, 20 de abril, no também novo portal www.amazoniasocioambiental.org será lançado simultaneamente nos seis países que integram a Rede (Equador, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Peru e Brasil) – às 10h de Quito e 12h de Brasília.
O portal traz uma nova contribuição para análise e compreensão das dinâmicas socioambientais da Panamazônia. Essa foi a missão quando a rede se formou em 2007, reunindo organizações de países amazônicos que somaram recursos e experiências para, de modo colaborativo, elaborar mapas e estudos, contribuindo assim para superar visões fragmentadas sobre a Amazônia e as divisões artificiais que os limites nacionais estabelecem.

“A imagem renovada e novos serviços e ferramentas que o novo portal oferece está de acordo com a nova etapa que a Raisg atravessa no ano em que completa 10 anos”, diz Beto Ricardo, coordenador geral da Rede. “A estabilidade da Rede se consolidou e a colaboração entre seus integrantes vem assegurando a produção regular de novas análises, que empregam tecnologia de ponta”. Para Ricardo, a nova imagem vem ao encontro do mundo da conservação hoje, que apresenta ferramentas cada vez mais sofisticadas para gerar informação geográfica e análises.

Em dez anos de existência, a Raisg tem contribuído para a compreensão da bacia amazônica em sua complexa, diversa e multidimensional totalidade por meio de produtos estratégicos como o Mapa de Territórios Indígenas e Áreas Naturais Protegidas da Amazônia (2009, 2012, 2015 e 2016), o Atlas Amazônia sob Pressão (2012), o Mapa de Carbono em Áreas Naturais Protegidas e Territórios Indígenas (2014)e o estudo sobre o desmatamento histórico na Amazônia (2015). Todos estão disponíveis no novo portal para download.

Para além de gerar novos e inéditos produtos de visão regional, a Raisg inova com sua experiência de construção de uma rede que, sem institucionalidade jurídica, foi solidamente constituída sobre protocolos de colaboração e compromissos. “Trata-se de uma experiência que atravessa fronteiras, um modelo bem-sucedido de gestão, geração de metodologias e produção de informação para a tomada de decisões e o conhecimento da Panamazônia, por meio da colaboração entre diversas organizações da sociedade civil de distintos países amazônicos unidos por objetivos compartilhados”, resume Beto Ricardo.

Atualmente compõem a Raisg oito instituições de seis países amazônicos: FAN (Bolívia), ISA e Imazon (Brasil), Gaia (Colômbia), EcoCiencia (Equador), IBC (Peru), Provita e Wataniba (Venezuela).

 

Contato para a imprensa

Inês Zanchetta

ines@socioambiental.org

(11) 3515-8969

 

This post was published on 20 de abril de 2017

Notícias recentes

Altamira sedia Reunião Ordinária do GT Xingu para alinhar ações ambientais

Imazon apresentou a PrevisIA e realizou a entrega de mapas de usos do solo O Ministério…

13 de agosto de 2025

Comunidades da Flota de Faro participam de curso para conduzir trilhas de turismo de base comunitária

Iniciativa reuniu moradores e moradoras das comunidades Português e Monte Sião para aprimorar técnicas de…

4 de agosto de 2025

Grilagem sem punição: somente 7% das decisões judiciais resultam em condenações na Amazônia

Estudo do Imazon analisou 526 decisões, envolvendo 193 réus em 78 processos, sendo a maioria…

31 de julho de 2025

Desmatamento cai 18% em junho de 2025, mas tendência no calendário anual segue em alta

Amazonas, Mato Grosso e Pará são responsáveis por 79% do total destruído Em junho de…

30 de julho de 2025

Imazon participa de oficina sobre estratégias para uma pecuária sustentável

Encontro reuniu diversas entidades para construir soluções integradas para pensar na relação entre produção pecuária…

29 de julho de 2025

Ecoturismo: Pará ganhará nova trilha ecológica na APA Jará, em Juruti

Trilha Tucunaré será lançada no dia 20 de julho durante a campanha nacional Um Dia…

18 de julho de 2025