Santarém reúne comunicadores da Calha Norte e região para capacitação

Com o objetivo de potencializar as estratégias de preservação ambiental nas Unidades de Conservação da Calha Norte do Rio Amazonas por meio de chamadas e pequenos programas de rádio, será realizada entre 22 e 24 de agosto a Oficina Rádio Natureza Viva, que pretende capacitar comunicadores, radialistas e gestores da região da Calha Norte, além de veículos de longo alcance que cheguem até lá.

A oficina, realizada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio do Fundo Vale, terá início com a palestra aberta ao público sobre “A Conservação Ambiental nas Ondas do Rádio: desafios e perspectivas no maior conjunto de florestas protegidas do mundo”, da publicitária e jornalista Mara Régia Di Perna, formada pela UnB, que desde 1990 desenvolve projetos de capacitação para o uso do rádio no trato dos temas ligados à cidadania, com ênfase nas questões de gênero e meio ambiente. Há mais de 20 anos apresenta também o programa Natureza Viva pela Rádio Nacional da Amazônia.

Inicialmente concebido para durar apenas três anos, o programa consolidou-se como um canal de expressão para as lideranças amazônidas e é uma referência na promoção da educação ambiental. A experiência se ampliou com várias viagens de campo às comunidades e oficinas de comunicação também começam a ser sistematizadas para o uso do rádio no combate às queimadas e incêndios florestais na Amazônia, o que garantiu ao programa o Prêmio Towards 2000 e Prêmio Embrapa de Reportagem, em 1995, além do Troféu Gaia, em 1996.

“A oficina tem como objetivo preparar comunicadores para falar, discutir em seus programas temas relacionados à preservação do meio ambiente, às Unidades de Conservação e aos direitos dos Povos da Floresta”, explica Jakeline Pereira pesquisadora do Imazon. Segundo ela, a programação visa também apresentar as áreas protegidas da Região da Calha Norte, para conscientizar seus moradores e vizinhos.

A ideia da oficina é criar spots e pequenos programas de rádio para potencializar as estratégias de preservação ambiental nas Unidades de Conservação da região. Seguindo o mote do Natureza Viva, que é falar sobre conservação ambiental com uma linguagem acessível, pretende-se divulgar para os moradores das UCs e suas adjacências informações relevantes para o conhecimento do território.

Serviço

Palestra: “A Conservação Ambiental nas Ondas do Rádio: desafios e perspectivas no maior conjunto de florestas protegidas do mundo”

Palestrante: Mara Régia Di Perna

Data: 22 de agosto de 2014

Hora: 18h30

Local: Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) – Rua Coaraci Nunes 3315 Caranaval (Auditório Principal)

Entrada franca

Realização: Imazon

This post was published on 19 de agosto de 2014

Notícias recentes

Desmatamento em Terras Indígenas da Amazônia é o menor em seis anos

A diminuição da devastação em TI’s é uma boa notícia em comemoração ao Dia dos…

17 de abril de 2024

Primeiro bimestre de 2024 tem menor desmatamento dos últimos seis anos

Derrubada da floresta em janeiro e fevereiro chegou a 196 km², 63% a menos do…

18 de março de 2024

Ano de 2024 começa com queda de 60% no desmatamento da Amazônia

Roraima foi o estado com a maior área derrubada em janeiro, seguido de Mato Grosso…

21 de fevereiro de 2024

Mais de 90 agricultoras e agricultores familiares do Pará recebem formação em restauração florestal

Um grupo dos formandos foram contemplados com insumos agrícolas e vão implantar Sistemas Agroflorestais (SAFs)…

1 de fevereiro de 2024

Desmatamento em áreas protegidas cai quase quatro vezes na Amazônia em 2023

Devastação em de terras indígenas e unidades de conservação passou de 1.431 km² em 2022…

22 de janeiro de 2024

Aniversário de Belém: Conheça 20 contribuições do Imazon para tornar a cidade mais sustentável

  Segunda capital mais antiga da Amazônia, Belém chega aos 408 anos nesta sexta-feira, 12…

11 de janeiro de 2024