Os alertas de desmatamento e de degradação florestal do próximo Boletim Transparência Florestal do Imazon serão gerados na plataforma Google Earth Engine (EE). Esse novo sistema, batizado de SAD-EE, vem sendo desenvolvido há quase dois anos em colaboração com a Google. Em janeiro de 2012, entrou em fase final de testes, concluída recentemente.
As vantagens do SAD-EE são várias. Primeiro, os dados e as ferramentas de processamento de imagens de satélites, edição de mapas digitais e validação do mapeamento estão disponibilizadas e rodam nas nuvens de computadores da Google. Isso tem permitido a redução do tempo para pré-processamento, análise e divulgação dos dados, podendo chegar até 50% do tempo para gerar os alertas. A segunda vantagem do SAD-EE é que ele permite a integração com sistemas de comunicação móvel (smartphones, tablets, por exemplo) e com a rede de computadores da internet. Isso vai facilitar o acesso dos alertas de desmatamento e de degradação florestal por parte dos usuários finais.
Além disso, esses usuários poderão fornecer dados e informações coletadas em campo em tempo real. Dessa forma, o SAD-EE tem um enorme potencial para ser contribuir com uma plataforma integrada de monitoramento colaborativo. A última vantagem do SAD EE é permitir que
todas essas tecnologias e dados de satélites estejam disponíveis à instituições de outros países, possibilitando o monitoramento em escala global. Por tudo isso, o SAD-EE, com certeza, irá revolucionar a forma que monitoramos as nossas florestas.
This post was published on 5 de agosto de 2013
Área afetada pelo dano ambiental equivale a mais de 13 vezes a cidade de São…
Carrefour, Assaí e Cencosud Brasil também apresentam evidências de controle ambiental da cadeia de fornecedores,…
Parceria com o Legacy Landscapes Fund (LLF) e Nia Tero prevê 15 anos de atividades…
Dados do Simex 2024 revelam que propriedades particulares lideram ilegalidade e que ela também avança…
Em 39 anos, o crescimento da área de pastagem no maior bioma brasileiro foi de…
Aumento significativo das queimadas em agosto ameaça a floresta e as populações tradicionais …