Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva. O encontro será realizado dos dias 29 de novembro a 1º de dezembro em Manaus
O TEDxAmazônia chega com o objetivo de ser mais do que um evento — será um marco no debate sobre soluções para o enfrentamento da emergência climática. Marcado para os dias 29 de novembro a 1º de dezembro, o encontro será realizado no coração da Amazônia, com abertura no histórico Teatro Amazonas, e conta com palestrantes com profunda experiência, vivência e conhecimento sobre o bioma amazônico, abordando temas que conectam inovação, ciência, cultura e meio ambiente.
A ancestralidade coletiva e a necessidade do seu equilíbrio com os elementos naturais que sustentam a vida – terra, fogo, água e ar, é o conceito central da nova edição do TEDxAmazônia. O encontro vai reunir 30 palestrantes e 400 participantes em uma programação com talks e experiência imersiva.
“A Amazônia é o epicentro de discussões sobre o futuro do planeta. O TEDxAmazônia é uma plataforma para amplificar as vozes que estão moldando o presente e o futuro dessa região única. Nossa missão é inspirar ações transformadoras por meio do poder das ideias”, destacou Rodrigo V Cunha, organizador licenciado e curador do evento.
A lista de palestrantes é composta com a colaboração de organizações que fazem parte do território e atuam pela Amazônia. Alguns confirmados são a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, a cantora Fafá de Belém, o arqueólogo Eduardo Neves, a linguista Altaci Kokama, a cientista ambiental Luciana Gatti, o professor Aiala Colares e outros. Entre os parceiros de conhecimento confirmados para este ano, estão Amazon Conservation Team, Instituto Alana, BMW Foundation, Casa Amazônia NY, Climate Ventures, Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Forest Trends, Global Shapers Manaus, Greenpeace, Imazon, Imaflora, IPAM Amazônia, ISAS, Pacto Global, Sistema B, Rede Amazônidas pelo Clima, e The Nature Conservancy.
“No TEDxAmazônia, o ambiente nos fala tanto quanto os palestrantes. A presença e os sons da floresta, e a energia vibrante das comunidades locais criam um cenário único para discutir o futuro do planeta. É uma experiência que toca a mente, o coração e a alma, inspirando-nos a repensar nossas escolhas e nosso impacto no mundo”, diz Mariana Camardelli, co-organizadora e responsável pela experiência do evento.
O TEDxAmazônia tem apoio institucional da Profile, agência de comunicação com foco em sustentabilidade e ESG, do Instituto Igarapé, think and do tank independente, que conduz pesquisas e políticas baseadas em dados e evidências para melhorar a segurança pública, digital e climática no Brasil e em todo o mundo; e de Uma Concertação pela Amazônia, rede ampla, diversa e plural de pessoas, instituições e empresas formada para buscar soluções para a conservação e o desenvolvimento sustentável deste território e a melhoria da qualidade de vida daqueles que vivem nele.
“O apoio a momentos como o TEDx Amazônia, onde conversas e reflexões sobre os saberes e a ancestralidade que povoam a Amazônia acontecerão em profundidade, vai totalmente ao encontro da essência e da missão do Instituto Igarapé. A única maneira de reverter as mudanças climáticas, acabar com o desmatamento, proteger a natureza e as gerações futuras é ouvindo, trabalhando e capacitando os povos indígenas e tradicionais em toda a Amazônia”, complementou Ilona Szabó, cofundadora e presidente do Instituto.
Com o objetivo de alcançar uma audiência global, o TEDxAmazônia será transmitido ao vivo em português, inglês e espanhol. A iniciativa busca amplificar as vozes da floresta e garantir que as discussões e soluções propostas possam impactar audiências em diferentes partes do mundo.
O TEDxAmazônia é realizado pelo Ministério da Cultura e tem patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, Mercado Livre, Suzano e Latam.
Em 2023, o TEDxAmazônia contou com nomes como a Ministra Marina Silva, o arquiteto urbanista Dror Benshetrit, a líder indígena Narubia Werreria, o pesquisador Draulio Araújo, entre outros em um time de 46 palestrantes. O evento chegou a milhares de pessoas pelas redes sociais e pela transmissão online em português, inglês e espanhol. Contou com 500 participantes de todas as partes da Amazônia brasileira e com pessoas de outros países. No ano que vem, o TEDxAmazônia também terá uma edição em Belém, de 6-8 junho, como parte da programação brasileira pré-COP30.
O primeiro TEDx Amazônia aconteceu em 2010, em Manaus – AM. Os organizadores desta edição foram os mesmos do TEDxSão Paulo, evento que reuniu mais de 800 pessoas, no ano de 2009, e foi considerado um dos quatro melhores TEDx do mundo, junto com Tóquio, Amsterdã e Paris.
Depois de 13 anos, o TEDxAmazônia voltou em novembro de 2023, pelas margens do Rio Negro, para unir vozes que se manifestam pela Amazônia e por quem a vive. A edição do ano passado foi um dos 12 eventos de vários países do mundo que fizeram parte do TED Countdown, iniciativa com foco em clima do TED. Cerca de 500 pessoas participaram em quatro dias de experiências imersivas.
O TEDxAmazônia faz parte da plataforma que já alcançou mais de 230 milhões de pessoas com as famosas TED talks, e que transformaram a maneira como as pessoas recebem e compartilham informação na última década.
No espírito de ideias que valem a pena serem espalhadas, o TEDx é umprograma de eventos locais e auto-organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED. Em um evento TEDx, os vídeos das palestras TED e os palestrantes ao vivo se unem para gerar uma profunda discussão e conexão. Esses eventos locais e independentes têm a marca TEDx, onde x = evento TED organizado de forma independente. A Conferência TED fornece orientação geral para o programa TEDx, mas os eventos TEDx individuais são independentes. (Sujeito a certas regras e regulamentos.)
O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a Ideias que valem a pena serem espalhadas, muitas vezes na forma de palestras curtas por pensadores e líderes. Muitas dessas palestras acontecem nas conferências TED, eventos TED menores e milhares de eventos TEDx organizados de forma independente em todo o mundo. Os vídeos dessas palestras são disponibilizados, gratuitamente, no site TED.com e outras plataformas. As versões em áudio do TED Talks são publicadas no TED Talks Daily, disponível em todas as plataformas de podcast.
As iniciativas abertas e gratuitas do TED para espalhar ideias incluem TED.com, onde novos vídeos de palestras TED são postados diariamente; o TEDx, que licencia milhares de indivíduos e grupos para sediar eventos locais no estilo TED independentes em todo o mundo; o programa TED Fellows, que seleciona inovadores de todo o mundo para amplificar o impacto de seus projetos e atividades; O Audacious Project, que dá visibilidade e financiamento para ideias que têm o potencial de impactar milhões de vidas; O TED Translators Program, que oferece a legendagem de TED Talks para que grandes ideias possam se espalhar por idiomas e fronteiras; e a iniciativa educativa TED-Ed. O TED também oferece TED@Work um programa que reimagina as palestras TED para o aprendizado no local de trabalho. O TED também tem uma biblioteca crescente de podcasts originais, incluindo The TED Interview with Chris Anderson, WorkLife with Adam Grant, Far Flung with Saleem Reshamwala e How to Be a Better Human.
TEDxAmazônia 2024
Quando: de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Manaus – AM (Teatro Amazonas e Salão Rio Solimões)
Informações: https://tedxamazonia.com/
Contatos para imprensa:
Kadydja Albuquerque/ Profile
kadydja.albuquerque@profile.ag
(61) 98277-8382
Carlos Samor / Profile
carlos.samor@profile.ag
(61) 61 99240-9143
This post was published on 27 de novembro de 2024
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…
Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…
Levantamento mostrou que essas plantas estão expostas a fatores de risco que abrangem 6,6 milhões…