Com objetivo de levar visitantes às unidades de conservação e engajar a população na proteção dessas áreas, a campanha nacional Um Dia no Parque ocorreu em todos os biomas do Brasil no último domingo (23). No Pará, 11 territórios de nove cidades já realizaram atividades, levando quase 8 mil pessoas à natureza no final de semana. Esse foi o recorde de participação do público na mobilização, que ocorre há seis anos no estado.
E o fechamento da campanha no Pará deve ter um saldo ainda maior, já que dois territórios ainda realizarão suas atividades do Um Dia No Parque. São o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, onde a programação ocorrerá nesta terça-feira (25/07) e a APA de Alter do Chão, em Santarém, que realizará ações no dia 05/08. Confira abaixo a programação nessas unidades de conservação.
No final de semana, foram realizadas atividades de educação ambiental, esportivas e culturais. Entre os exemplos estão: trilhas, passeios de bicicleta, yoga, apresentações musicais e exposições. “Em 2023, conseguimos alcançar o maior número de territórios participantes em seis anos de campanha no Pará, o que significou mais unidades de conservação tendo visibilidade no estado. Com isso, quem participou das atividades passará a ter uma relação mais próxima com os territórios e poderá se engajar na defesa deles, que é o objetivo da campanha”, comemora Jakeline Pereira, diretora do Programa de Áreas Protegidas do Imazon, instituto de pesquisa responsável pela articulação da campanha no estado.
Em Belém, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna contou com atividades de educação ambiental para crianças, ciclismo, boia cross, rapel, tirolesa e trilhas. Participante da campanha desde 2018, o parque contou neste ano com a presença de 4,8 mil visitantes, sendo a unidade de conservação paraense que mais reuniu pessoas até o momento no Um Dia do Parque 2023.
“O Parque do Utinga é o território responsável pela captação de água que abastece 60% de Belém, através dos lagos Bolonha e Água Preta. Então, nada mais importante do que a gente entender a importância dessa unidade de conservação e preservar esse espaço. E a campanha Um Dia no Parque é muito importante para isso”, ressalta Ellivelton Carvalho, titular da Gerência Região Belém (GRB) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
Entre o grupo de visitantes que se aventurou na trilha Patauá do Utinga durante a manhã estava a professora de sociologia Claudiane Sousa. Ela decidiu visitar o parque por causa da campanha e contou que pretende levar o conhecimento adquirido para sala de aula.
“Eu achei muito interessante essa iniciativa de motivar a visitação do Utinga no Um Dia no Parque, pois além de uma opção de lazer na natureza, a campanha é uma forma de conscientização. Durante a trilha, a gente foi conhecendo um pouco da nossa flora e das funções das plantas. Eu sempre gosto de trabalhar a questão do meio ambiente com os meus alunos frisando que nós somos parte dele. E a campanha nos ajuda nessa nova forma de olhar a natureza e de se perceber dentro dela”, afirmou.
Além do Utinga, os outros territórios paraenses que realizaram atividades do Um Dia No Parque 2023 foram: APA Jará (Juruti), Bosque Rodrigues Alves (Belém), Floresta Nacional do Tapajós (Belterra), Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu (Bragança), Parque Nacional da Amazônia (Itaituba), Parque Estadual Monte Alegre (Monte Alegre), FLONA Saracá-Taquera e REBIO do Rio Trombetas (Oriximiná) e Floresta Nacional de Carajás (Parauapebas). A campanha Um Dia no Parque é uma iniciativa da Coalizão Pró-Unidades de Conservação e tem o apoio de órgãos governamentais e outras organizações regionais e estaduais.
Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas (São Geraldo do Araguaia)
Data: 23 de julho
Atividade: Caminhada no Parque
Percurso: Caminhada de 5 km da saída da comunidade Sucupira, na zona de amortecimento do Parque Serra das Andorinhas, até a comunidade Santa Cruz dos Martírios. Durante o percurso, haverá conversa com os alunos das escolas da zona de amortecimento.
APA de Alter do Chão (Santarém)
Data: 05 de agosto
Local: Anfiteatro da Praça 07 de Setembro
Atividades:
14h – Abertura do evento
15h – Competição dos catraieiros: Categoria Master
16h – Competição dos catraieiros: Categoria Geral
16h30 – Premiação dos competidores
17h – Aulão de ritmos
18h – Show Cultural com apresentações regionais
This post was published on 24 de julho de 2023
Novembro teve alta de 41% nas áreas desmatadas e 84% nas degradadas A Amazônia teve…
Plataforma indica as áreas sob ameaça de derrubada para ajudar a mantê-las em pé Se…
Formação terá como professores pesquisadores que atuam há mais de 30 anos com o tema…
Em sua 3ª edição, evento vai reunir 30 palestrantes em torno do tema Ancestralidade Coletiva.…
Fogo fez degradação acelerar e chegar à média de 10 mil campos de futebol afetados…
Evento combinou palestras inspiradoras e programação cultural; participaram lideranças do movimento indígena, pesquisadores e autoridades.…