Um Dia no Parque leva quase 8 mil pessoas às unidades de conservação do Pará

Dois territórios ainda realizarão atividades: o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, e a APA de Alter do Chão, em Santarém

Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) recebeu cerca de 500 visitantes no domingo (Foto: PEMA/Divulgação)

 

Com objetivo de levar visitantes às unidades de conservação e engajar a população na proteção dessas áreas, a campanha nacional Um Dia no Parque ocorreu em todos os biomas do Brasil no último domingo (23). No Pará, 11 territórios de nove cidades já realizaram atividades, levando quase 8 mil pessoas à natureza no final de semana. Esse foi o recorde de participação do público na mobilização, que ocorre há seis anos no estado.

E o fechamento da campanha no Pará deve ter um saldo ainda maior, já que dois territórios ainda realizarão suas atividades do Um Dia No Parque. São o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, onde a programação ocorrerá nesta terça-feira (25/07) e a APA de Alter do Chão, em Santarém, que realizará ações no dia 05/08. Confira abaixo a programação nessas unidades de conservação.

No final de semana, foram realizadas atividades de educação ambiental, esportivas e culturais. Entre os exemplos estão: trilhas, passeios de bicicleta, yoga, apresentações musicais e exposições. “Em 2023, conseguimos alcançar o maior número de territórios participantes em seis anos de campanha no Pará, o que significou mais unidades de conservação tendo visibilidade no estado. Com isso, quem participou das atividades passará a ter uma relação mais próxima com os territórios e poderá se engajar na defesa deles, que é o objetivo da campanha”, comemora Jakeline Pereira, diretora do Programa de Áreas Protegidas do Imazon, instituto de pesquisa responsável pela articulação da campanha no estado. 

Participantes do Um Dia No Parque durante passeio de barco na APA Jará, em Juruti (Foto: APA Jará/Divulgação)

 


Parque do Utinga recebeu maioria dos participantes

Em Belém, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna contou com atividades de  educação ambiental para crianças, ciclismo, boia cross, rapel, tirolesa e trilhas. Participante da campanha desde 2018, o parque contou neste ano com a presença de 4,8 mil visitantes, sendo a unidade de conservação paraense que mais reuniu pessoas até o momento no Um Dia do Parque 2023.

“O Parque do Utinga é o território responsável pela captação de água que abastece 60% de Belém, através dos lagos Bolonha e Água Preta. Então, nada mais importante do que a gente entender a importância dessa unidade de conservação e preservar esse espaço. E a campanha Um Dia no Parque é muito importante para isso”, ressalta Ellivelton Carvalho, titular da Gerência Região Belém (GRB) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

Ciclistas no Um Dia No Parque no Utinga, em Belém (Foto: Fernanda da Costa/Imazon)

 

Entre o grupo de visitantes que se aventurou na trilha Patauá do Utinga durante a manhã estava a professora de sociologia Claudiane Sousa. Ela decidiu visitar o parque por causa da campanha e contou que pretende levar o conhecimento adquirido para sala de aula.

“Eu achei muito interessante essa iniciativa de motivar a visitação do Utinga no Um Dia no Parque, pois além de uma opção de lazer na natureza, a campanha é uma forma de conscientização. Durante a trilha, a gente foi conhecendo um pouco da nossa flora e das funções das plantas. Eu sempre gosto de trabalhar a questão do meio ambiente com os meus alunos frisando  que nós somos parte dele. E a campanha nos ajuda nessa nova forma de olhar a natureza e de se perceber dentro dela”, afirmou.

Participantes do Um Dia No Parque no Utinga, em Belém (Foto: Fernanda da Costa/Imazon)

 

Além do Utinga, os outros territórios paraenses que realizaram atividades do Um Dia No Parque 2023 foram: APA Jará (Juruti), Bosque Rodrigues Alves (Belém), Floresta Nacional do Tapajós (Belterra), Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu (Bragança), Parque Nacional da Amazônia (Itaituba), Parque Estadual Monte Alegre (Monte Alegre), FLONA Saracá-Taquera e REBIO do Rio Trombetas (Oriximiná) e Floresta Nacional de Carajás (Parauapebas). A campanha Um Dia no Parque é uma iniciativa da Coalizão Pró-Unidades de Conservação e tem o apoio de órgãos governamentais e outras organizações regionais e estaduais.

PRÓXIMAS ATIVIDADES DA CAMPANHA NO PARÁ:

Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas (São Geraldo do Araguaia)
Data: 23 de julho
Atividade: Caminhada no Parque
Percurso: Caminhada de 5 km da saída da comunidade Sucupira, na zona de amortecimento do Parque Serra das Andorinhas, até a comunidade Santa Cruz dos Martírios. Durante o percurso, haverá conversa com os alunos das escolas da zona de amortecimento.

APA de Alter do Chão (Santarém)
Data: 05 de agosto
Local: Anfiteatro da Praça 07 de Setembro
Atividades:
14h – Abertura do evento
15h – Competição dos catraieiros: Categoria Master
16h – Competição dos catraieiros: Categoria Geral
16h30 – Premiação dos competidores
17h – Aulão de ritmos
18h – Show Cultural com apresentações regionais

This post was published on 24 de julho de 2023

Notícias recentes

LEIA GRATUITAMENTE: Livro sobre crimes ambientais destaca necessidade de ações coordenadas na Amazônia

Lançamento da obra ocorreu durante evento em Brasília, no Auditório da Escola Superior do Ministério…

6 de maio de 2024

Desmatamento em Terras Indígenas da Amazônia é o menor em seis anos

A diminuição da devastação em TI’s é uma boa notícia em comemoração ao Dia dos…

17 de abril de 2024

Primeiro bimestre de 2024 tem menor desmatamento dos últimos seis anos

Derrubada da floresta em janeiro e fevereiro chegou a 196 km², 63% a menos do…

18 de março de 2024

Ano de 2024 começa com queda de 60% no desmatamento da Amazônia

Roraima foi o estado com a maior área derrubada em janeiro, seguido de Mato Grosso…

21 de fevereiro de 2024

Mais de 90 agricultoras e agricultores familiares do Pará recebem formação em restauração florestal

Um grupo dos formandos foram contemplados com insumos agrícolas e vão implantar Sistemas Agroflorestais (SAFs)…

1 de fevereiro de 2024

Desmatamento em áreas protegidas cai quase quatro vezes na Amazônia em 2023

Devastação em de terras indígenas e unidades de conservação passou de 1.431 km² em 2022…

22 de janeiro de 2024