Categorias: Sem categoria

FSC® promove segunda consulta pública para Indicadores Genéricos Internacionais

A sociedade brasileira está convidada a participar da revisão dos indicadores que ajudarão a definir o futuro do manejo florestal e Belém sediará uma das reuniões.

O Forest Stewardship Council® promove a segunda rodada da consulta pública “Mostre a sua voz e cuide das florestas no Brasil e no mundo”. O objetivo é que comunidades, entidades sociais, ambientais e econômicas se envolvam na discussão dos indicadores que compõem os novos Princípios e Critérios FSC, .que serão usados para avaliar o manejo florestal no mundo todo de acordo com as normas da organização.

“Buscamos uma ampla participação e maior engajamento de organizações ambientais e sociais na discussão e revisão dos indicadores que irão padronizar o manejo florestal mundialmente”, disse Fabiola Zerbini, Secretaria Executiva do FSC Brasil.

Entre as principais novidades e conceitos trazidos nessa versão estão a implementação de medidas anticorrupção; a promoção da igualdade de gênero e treinamento para reconhecimento e relato de casos de assédio sexual e discriminação de gênero; pagamento de salários dignos para os trabalhadores florestais; o manejo de paisagem; e o manejo adaptativo.

Haverá três reuniões presenciais com os membros do FSC Brasil, comunidades, universidades, organizações público-privadas e outros interessados. Além de Porto Seguro (12) e São Paulo(25), Belém sediará uma das reuniões no dia 14 de março, no Belém Soft Hotel – para participar da reunião basta confirmar presença pelo emailconsultapublica@fsc.org.br.

Os interessados encontram a versão que está para revisão no site do FSC Brasil (http://br.fsc.org/). A consulta pode ser respondida diretamente aqui ou também pode ser baixado o documento em pdf, que deverá ser preenchido e enviado por e-mail (igi@fsc.org) ou por correio (Rua Luis Coelho, 320 – Cj. 82 – Consolação. 01309-000 – São Paulo – SP – Brasil). Todos os documentos de consulta estão disponíveis no site especialmente dedicado aos IGI: igi.fsc.org.

A aprovação do documento final está prevista para junho de 2014. Após essa data, será realizado o processo de adaptação da versão internacional para os padrões nacionais. “A mobilização da sociedade brasileira é fundamental para que os indicadores reflitam a necessidade do nosso país”, explica Fabíola. A executiva enumera alguns pontos que devem ser assegurados: conservação e preservação das florestas; redução de impactos ambientais; manejo de paisagem considerando a fauna, flora e cultura local; manutenção e melhoria dos altos valores de conservação; geração de serviços ambientais; garantia de segurança, saúde e bem estar dos trabalhadores da área florestal; respeito e envolvimento das comunidades indígenas e comunidades do entorno das florestas; entre outros.

Sobre o FSC® Brasil:

O FSC (Forest Stewardship Council®) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Foi oficialmente fundado em 1993 como resposta às preocupações sobre o desmatamento em todo o mundo.  As discussões a respeito da criação do FSC Brasil iniciaram-se em 1996 e a iniciativa nacional formalizou-se em 2001 com a criação do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o FSC Brasil. A missão do FSC Brasil é  difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras, conforme Princípios e Critérios que conciliam salvaguardas ecológicas, benefícios sociais e viabilidade econômica. Seguindo o mesmo modelo de governan­ça do FSC Internacional, as decisões do FSC Brasil são deliberadas pelo voto da maioria dos membros das câmaras social, ambien­tal e econômica, nas assembleias anuais e reuniões das instâncias diretivas. A certificação FSC é internacionalmente reconhecida, e identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável.

Para informações adicionais, acesse o site do FSC Brasil  br.fsc.org

Mais informações para a imprensa:

GWA Comunicação Integrada
Marianna Abdo
(11) 3030-3000 – ramal: 240
marianna@gwa.com.br

This post was published on 9 de março de 2014

Notícias recentes

Contratação para reforma de centro comunitário

O Imazon torna público o edital para contratação de consultoria para reforma do centro comunitário…

11 de abril de 2024

Contratação de consultoria para capacitação em gestão institucional

Contratação de consultoria para realizar capacitação em gestão institucional. São 20 extrativistas membros da diretoria…

20 de março de 2024

Contratação para moderação de evento

Contratação de consultoria para facilitador do evento Seminário da Rede Norte do Pará. A moderação…

19 de março de 2024

Contratação de consultoria para capacitação em comércio virtual

Contratação de consultoria para estruturar o fluxo de comercialização virtual dos serviços de turismo comunitário…

11 de março de 2024

Nota de pesar pela partida do Cacique Aldo Awkoño Waiwai

Lamentamos a partida de Aldo Awkoño Waiwai, cacique da Aldeia Kwanamari, localizada na Terra Indígena…

23 de fevereiro de 2024

Contratação de serviços de auditoria

O Imazon torna público edital para contratação de serviços de auditoria das demonstrações financeiras do…

14 de dezembro de 2023