O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável

facebook - O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentávelfacebook - O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentávellinkedin - O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentávellinkedin - O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentávelwhatsapp - O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentávelwhatsapp - O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentávelx - O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentávelx - O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentávela2a - O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentávela2a - O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável

 

Título O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável
Autores Adalberto Veríssimo

Alcione Cavalcante

Edson Vidal

Eirivelthon Lima

Frank Pantoja

Marky Brito.

Ano de publicação 1999
Download

Veríssimo, A., Cavalcante, A., Vidal, E., Lima, E., Pantoja, F., & Brito, M. 1999. O Setor Madeireiro no Amapá: Situação Atual e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável (p. 44). Macapá: Imazon e Governo do Estado do Amapá.

Resumo

O Estado do Amapá (143.453 km²) é rico em florestas de valor madeireiro. Entretanto, a atividade madeireira tem uma participação modesta na economia do Estado. Em 1998, havia 66 madeireiras de pequeno porte em funcionamento; 51 estavam localizadas na região de várzea e 15 na terra firme. Naquele ano, essas serrarias reunidas consumiram aproximadamente 140.000 m³ de madeira em tora e produziram 47.000 m³ de madeira processada. A produção do Amapá representa apenas 0,5% da madeira processada na Amazônia Legal. A margem de lucro das madeireiras localizadas no Amapá é similar à observada em outras regiões da Amazônia (em torno de 15%). A renda bruta gerada por este setor foi estimada em R$ 7,6 milhões (0,5% da renda total da Amazônia). A eficiência no processamento é baixa, oscilando de 28% a 35%, ou seja, são necessários até 3,5 m³ de madeira em tora para produzir 1 m³ de madeira serrada. O Amapá possui uma situação vantajosa para o estabelecimento de um programa efetivo de desenvolvimento sustentado para o setor florestal. Primeiro, o Estado conserva 99% de sua cobertura florestal original. Segundo, a pressão demográfica sobre os recursos naturais é reduzida. Terceiro, o Estado tem uma posição geográfica estratégica – na foz do Amazonas – com amplas possibilidades de atingir mercados ambientalmente sensíveis, como é o caso da União Européia. Finalmente, há um interesse explícito do Governo do Estado em desenvolver, em bases sustentáveis, o setor florestal. Para promover o desenvolvimento sustentado do setor madeireiro é necessário estabelecer uma política florestal que inclua o zoneamento florestal do Estado, incentivo à adoção do manejo florestal privado e comunitário, capacitação de técnicos e mão-de-obra local, fortalecimento do sistema de monitoramento e controle, criação de Florestas Estaduais de Produção (isto é, Unidades de Conservação passíveis de exploração madeireira sob regime de manejo sustentado), assistência técnica, crédito e infra-estrutura básica (em especial, energia e sistema portuário) para o melhor aproveitamento industrial da madeira.

Visualize aqui a versão online da publicação

This post was published on 19 de abril de 1999

Notícias recentes

Fatos da Amazônia 2025

Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…

30 de abril de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Março de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

25 de abril de 2025

A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária

Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…

30 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

27 de março de 2025

Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e Eficiente

Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…

13 de março de 2025

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025