Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rural

facebook - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Ruralfacebook - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rurallinkedin - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rurallinkedin - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Ruralwhatsapp - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Ruralwhatsapp - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Ruralx - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Ruralx - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rurala2a - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rurala2a - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rural

livros6 - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rurallivros6 - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento RuralSchneider, R., Arima, E., Veríssimo, A., Barreto, P., & Souza Jr., C. 2000. Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rural (Vol. 1, p. 57). Brasília: Imazon e Banco Mundial.

O objetivo deste trabalho é identificar as oportunidades e limitantes para o estabelecimento de usos sustentáveis do solo na Amazônia. Para isso, os autores analisam o padrão de uso do solo na Amazônia (exploração madeireira e pecuária) e as condições naturais do ecossistema amazônico, em especial o regime pluviométrico, a duração do período seco e a drenagem. Os resultados apontam que o sucesso da agricultura na região é muito influenciado pelo total de chuvas e a duração da estação seca. Níveis maiores de pluviosidade reduzem a conversão da terra para a agricultura e a produtividade do pasto. O abandono da terra cresce à medida em que o nível de pluviosidade aumenta. Os autores indicam que a exploração manejada de madeira poderia oferecer uma economia mais estável do que aquela gerada pela agricultura em grande parte da Amazônia e finalizam sugerindo políticas públicas para estimular o usos sustentável dos recursos florestais.
Baixe aqui o arquivo
Visualize aqui a versão online da publicação

This post was published on 1 de março de 2000

Notícias recentes

Contratação de estagiário

O Imazon está contratando estagiário para trabalhar em projeto cujo obejtivo é mapear e avaliar…

31 de julho de 2025

Existe punição para grilagem na Amazônia?

Título Existe punição para grilagem na Amazônia? Autores Lorena Esteves Brenda Brito Editora Imazon Cidade…

31 de julho de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Junho de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

30 de julho de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Maio de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

2 de julho de 2025

Índice de Progresso Social Brasil 2025

Título Índice de Progresso Social Brasil 2025 Autores Melissa Wilm Daniel Santos Beto Veríssimo Marcelo…

29 de maio de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Abril de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

29 de maio de 2025