Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rural

facebook - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Ruralfacebook - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rurallinkedin - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rurallinkedin - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Ruralwhatsapp - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Ruralwhatsapp - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Ruralx - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Ruralx - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rurala2a - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rurala2a - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rural

livros6 - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rurallivros6 - Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento RuralSchneider, R., Arima, E., Veríssimo, A., Barreto, P., & Souza Jr., C. 2000. Amazônia Sustentável: Limitantes e Oportunidades para o Desenvolvimento Rural (Vol. 1, p. 57). Brasília: Imazon e Banco Mundial.

O objetivo deste trabalho é identificar as oportunidades e limitantes para o estabelecimento de usos sustentáveis do solo na Amazônia. Para isso, os autores analisam o padrão de uso do solo na Amazônia (exploração madeireira e pecuária) e as condições naturais do ecossistema amazônico, em especial o regime pluviométrico, a duração do período seco e a drenagem. Os resultados apontam que o sucesso da agricultura na região é muito influenciado pelo total de chuvas e a duração da estação seca. Níveis maiores de pluviosidade reduzem a conversão da terra para a agricultura e a produtividade do pasto. O abandono da terra cresce à medida em que o nível de pluviosidade aumenta. Os autores indicam que a exploração manejada de madeira poderia oferecer uma economia mais estável do que aquela gerada pela agricultura em grande parte da Amazônia e finalizam sugerindo políticas públicas para estimular o usos sustentável dos recursos florestais.
Baixe aqui o arquivo
Visualize aqui a versão online da publicação

This post was published on 1 de março de 2000

Notícias recentes

Fatos da Amazônia 2025

Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…

30 de abril de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Março de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

25 de abril de 2025

A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária

Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…

30 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

27 de março de 2025

Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e Eficiente

Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…

13 de março de 2025

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025