O objetivo deste trabalho é identificar as oportunidades e limitantes para o estabelecimento de usos sustentáveis do solo na Amazônia. Para isso, os autores analisam o padrão de uso do solo na Amazônia (exploração madeireira e pecuária) e as condições naturais do ecossistema amazônico, em especial o regime pluviométrico, a duração do período seco e a drenagem. Os resultados apontam que o sucesso da agricultura na região é muito influenciado pelo total de chuvas e a duração da estação seca. Níveis maiores de pluviosidade reduzem a conversão da terra para a agricultura e a produtividade do pasto. O abandono da terra cresce à medida em que o nível de pluviosidade aumenta. Os autores indicam que a exploração manejada de madeira poderia oferecer uma economia mais estável do que aquela gerada pela agricultura em grande parte da Amazônia e finalizam sugerindo políticas públicas para estimular o usos sustentável dos recursos florestais.
Baixe aqui o arquivo
Visualize aqui a versão online da publicação
This post was published on 1 de março de 2000
Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…
Wang, Zhihao; Li, Zhili; Xie, Yiqun; Souza Jr, Carlos; Pinheiro, Stefany. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/583/2024/ Abstract Forests play…
Filho, Jailson S. de Souza; Damasceno, Camila; Cardoso, Dalton R. Ruy Secco; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/121/2024/…
Carta da Diretoria Esperança. Esse foi o sentimento que transbordou pelas veias dos amazônidas em…