Em Fevereiro de 2012 o Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Imazon, através do Ofício PR/PA/GAB 10/Nº 1.566/2012, uma análise completa da dinâmica do desmatamento nos Assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) localizados na Amazônia Brasileira. Este ofício também foi enviado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA). As três instituições realizaram as análises espaciais de forma independente, mas utilizando uma base de dados comum de Assentamentos (enviada ao MPF pelo Incra) e desmatamento (gerado pelo projeto Prodes do INPE). As informações fornecidas pelo Imazon, Inpe e Ibama auxiliaram o MPF a ajuizar Ações Civis Públicas (ACP) contra o Incra nos estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre e Mato Grosso. As respostas detalhadas do Imazon enviadas ao MPF podem ser encontrados no Ofício nº 45/2012.
Baixe aqui o arquivo
This post was published on 13 de julho de 2012
Carta da Diretoria Esperança. Esse foi o sentimento que transbordou pelas veias dos amazônidas em…
Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…
Veríssimo, Beto; Assunção, Juliano; Lima, Manuele. As Cinco Amazônias, 2024. https://ssir.com.br/edicao-especial-amazonia Resumo Território de mais…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Several authors. System for Monitoring Timber Harvesting (Simex): Mapping of logging in the Brazilian Amazon…
Vários autores. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira na Amazônia…