Título | Belém Sustentável 2007 |
Autores | Netuno Leão Carla Alencar Adalberto Veríssimo |
Ano de publicação | 2008 |
Download | ![]() ![]() |
Leão, n.; Alencar, C. & Veríssimo, A. 2008. Belém: Imazon.142p.
Belém Sustentável 2007 é o mais amplo relatório socioambiental já realizado sobre a Grande Belém. Este projeto teve início em 2006 com apoio da Fundação AVINA, uma instituição líder na América Latina na promoção da responsabilidade socioambiental. O relatório trata dos temas centrais da vida de Belém, tais como floresta urbana, praças (áreas de recreação e lazer), lixo, água, esgoto, transporte, poluição sonora, poluição visual e patrimônio histórico. Para a sua elaboração, o Imazon realizou coleta de dados primários e sistematização de dados e informações secundárias. Dezenas de instituições públicas, privadas e cívicas foram consultadas no processo de elaboração deste relatório.
A Grande Belém (Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara), com uma área de 1.820 quilômetros quadrados, é uma metrópole tipicamente tropical com clima quente (26ºC em média) e chuvas abundantes, cujo índice pluviométrico varia de 2.225 milímetros a 3.300 milímetros por ano (Sectam 2006). A cobertura vegetal é formada principalmente por florestas secundárias de terra firme e matas de várzea nas áreas mais baixas. O relevo é baixo com uma altitude que varia de 4 metros a 57 metros (Cohab 1997).
A Grande Belém possui indicadores socioeconômicos típicos de áreas pobres com um PIB per capita anual de R$ 5,1 mil (Tabela 1) para o ano de 2004 e um IDH de 0,797 (posição 25 entre as 33 regiões metropolitanas do país) em 2000. Além disso, cerca de 45% da população possui renda inferior a meio salário mínimo. Aproximadamente 1 milhão de pessoas são consideradas economicamente ativas, porém há pelo menos 120 mil pessoas desocupadas (Pnad 2006). O índice de Gini –uma medida do grau de concentração de uma distribuição, cujo valor varia de zero (a perfeita igualdade) até um (a desigualdade máxima)– da Grande Belém é 0,526, igual ao da Região Metropolitana de Porto Alegre e um pouco abaixo do índice do Brasil (0,547).
Entre os municípios da região metropolitana, Belém e Ananindeua apresentam altos índices de violência urbana. Na relação dos registros de ocorrências da polícia civil relativa a crimes violentos letais intencionais em municípios com população superior a 100 mil habitantes, Ananindeua ocupava a posição 33 e Belém estava na posição 66 entre 241 municípios do Brasil em 2005.
A Grande Belém enfrenta problemas comuns às outras áreas metropolitanas do Brasil, tais como serviços de água e esgoto precários, transporte público ineficiente, violência crescente, tratamento insuficiente do lixo e perda expressiva das suas florestas. Contudo, a cidade apresenta alguns progressos, por exemplo, nos últimos anos foram construídos e/ou reformados espaços vitais como a Estação das Docas e o Centro de Convenções daAmazônia, os quais têm servido para ampliar as opções de lazer e incrementar o turismo receptivo (especialmente de eventos), além de refletir um esforço para proteger o patrimônio histórico.
This post was published on 17 de junho de 2008
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título Índice de Progresso Social Brasil 2025 Autores Melissa Wilm Daniel Santos Beto Veríssimo Marcelo…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título Relatório Anual do Desmatamento no Brasil - RAD2024 Autores Carolina Del Lama Julia Shimbo…
Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…