Boas Práticas para Manejo Florestal e Agroindustrial – Produtos Florestais Não Madeireiros

Pinto, A., Amaral, P., Gaia, C., & Oliveira, W. (2010). Boas Práticas para Manejo Florestal e Agroindustrial – Produtos Florestais Não Madeireiros (p. 180). Belém: Imazon e SEBRAE.
A exploração de produtos florestais não madeireiros existe na Amazônia desde a ocupação humana e caracterizou os ciclos econômicos na região até a década de 70. A exploração da borracha foi o ciclo mais significativo.
Após esses ciclos, a expansão da fronteira agropecuária e a construção de rodovias geraram enormes conflitos com as populações tradicionais e possibilitaram a instalação da exploração madeireira ilegal e predatória. Além disso, a partir dos anos 70, a produção do extrativismo vegetal caiu drasticamente Nesse contexto, nos últimos anos, acontece um esforço de construir políticas públicas consistentes para favorecer o manejo fl orestal de uso múltiplo na região, como a criação do Serviço Florestal Brasileiro, a Lei de Gestão de Florestas Públicas e o estabelecimento do Programa Federal de Manejo Florestal Comunitário e Familiar. Organizações da sociedade civil também participam desse trabalho.
Ao mesmo tempo, diversas ações contemplam o apoio às comunidades locais que trabalham com o extrativismo vegetal, a exemplo do Plano Nacional das Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade.
Contudo, persiste uma enorme distância entre os objetivos dessas políticas e os resultados práticos no campo e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. A cadeia de produção ainda apresenta enormes fragilidades que vão do produtor à indústria, instituições de pesquisa e fomento, até chegar aos governos.
Na Amazônia, nada é simples quando se luta para o desenvolvimento da região a partir da valorização da floresta e do manejo florestal, em especial quando se fala dos produtos florestais não madeireiros. Apesar dos avanços, as carências são muitas e os gargalos na cadeia de produção impedem resultados consistentes.
Por isso, a publicação deste Guia, que apresenta as principais boas práticas de manejo e de agroindústria para seis importantes espécies florestais de uso não madeireiro – o açaí, a andiroba, o babaçu, a castanha-do-brasil, a copaíba e a unha-de-gato (cipó) –, é de grande importância.
Ao fazer uma leitura rápida das primeiras páginas, logo se conclui: aqui está uma publicação que realmente faltava. Discutimos e apostamos muito no potencial de uso dos produtos não madeireiros. Apostamos na vocação fl orestal da região em contraponto ao desmatamento. Não damos escala a excelentes projetos pilotos.
No entanto, na maioria das vezes, não conseguimos produzir interações e resultados capazes de transformar em riqueza a fl oresta em pé. Não traduzimos as experiências em instrumentos de políticas públicas, normas e em orientações que possam ser apropriadas pelos usuários do recurso florestal. Este Guia conseguiu suprir essa
lacuna da falta de orientações para seis espécies florestais amazônicas.
O Serviço Florestal Brasileiro agradece aos autores e às parcerias que possibilitaram este excelente material, que vai ser muito útil às nossas ações. Com certeza também vai orientar as pessoas que colhem, transportam, transformam, consomem ou vendem esses produtos e subprodutos da floresta, para que desempenhem da melhor maneira seu papel na cadeia produtiva florestal.
Antônio Carlos Hummel
Diretor-Geral do Serviço Florestal Brasileiro
 
Visualize AQUI a versão online da publicação.
Baixe aqui o arquivo
Baixe também a publicação dividida em capítulos
Açaí
Andiroba
Babaçu
Castanha
Copaíba
Unha-de-gato

This post was published on 27 de abril de 2011

Compartilhar
Publicado por
imazon

Notícias recentes

Relatório de Atividades 2023

Carta da Diretoria Esperança. Esse foi o sentimento que transbordou pelas veias dos amazônidas em…

4 de novembro de 2024

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Setembro de 2024

Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…

25 de outubro de 2024

As Cinco Amazônias

Veríssimo, Beto; Assunção, Juliano; Lima, Manuele. As Cinco Amazônias, 2024. https://ssir.com.br/edicao-especial-amazonia Resumo Território de mais…

23 de outubro de 2024

Resultados varejistas 2024

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…

16 de outubro de 2024

System for Monitoring Timber Harvesting (Simex): Mapping of logging in the Brazilian Amazon – August 2022 to July 2023

Several authors. System for Monitoring Timber Harvesting (Simex): Mapping of logging in the Brazilian Amazon…

9 de outubro de 2024

Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira na Amazônia – Agosto 2022 a Julho 2023

Vários autores. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira na Amazônia…

9 de outubro de 2024