Em abril de 2015, mais da metade (55%) da área florestal da Amazônia Legal estava coberta por nuvens, uma cobertura ligeiramente inferior a de abril de 2014 (59%). Os Estados com maior cobertura de nuvem foram Amapá (86%), Roraima (76%) e Pará (64%). Sob essas condições de nuvem, foram detectados, pelo SAD, 137 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia em abril de 2015. Isso representa um aumento de 36% em relação a abril de 2014 quando o desmatamento somou 101 quilômetros quadrados.
A maioria do desmatamento ocorreu no Mato Grosso (67%) e, em menor proporção, em Rondônia (15%), Pará (11%), Amazonas (3%), Roraima (3%) e Acre (1%).
O desmatamento acumulado no período de agosto de 2014 a abril de 2015, correspondendo aos nove primeiros meses do calendário de medição do desmatamento, atingiu 1.898 quilômetros quadrados. Houve aumento de 187% do desmatamento em relação ao período anterior (agosto de 2013 a abril de 2014) quando atingiu 662 quilômetros quadrados.
As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 75 quilômetros quadrados em abril de 2015. Em relação a abril de 2014 houve uma redução de 60%, quando a degradação florestal somou 189 quilômetros quadrados.
Baixe aqui o arquivo.
Visualize aqui a versão online.
This post was published on 14 de maio de 2015
Título Índice de Progresso Social Brasil 2025 Autores Melissa Wilm Daniel Santos Beto Veríssimo Marcelo…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…