Boletim do Desmatamento da Amazônia Legal (julho 2020) SAD

Fonseca, A., Cardoso, D., Ribeiro, J., Ferreira, R., Kirchhoff, F., Amorim, L., Monteiro, A., Santos, B., Ferreira, B.,Souza Jr., C., & Veríssimo, A. 2020. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal (julho 2020) SAD (p. 1). Belém: Imazon.

Considerando o calendário de desmatamento 2020, que compreende o período de agosto de 2019 a julho de 2020, o desmatamento na Amazônia Legal foi de 6.536 quilômetros quadrados, o que corresponde a um aumento de 29% em relação a mesmo período do calendário anterior.

Em julho de 2020, o SAD detectou 1.147 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, uma redução de 11% em relação a julho de 2019, quando o desmatamento somou 1.287 quilômetros quadrados. O desmatamento detectado em julho de 2020 ocorreu no Pará (42%), Amazonas (23%), Rondônia (13%), Acre (12%), Mato Grosso (9%) e Roraima (1%).

As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 283 quilômetros quadrados em julho de 2020, o que representa um aumento de 110% em relação a julho de 2019, quando a degradação detectada foi de 135 quilômetros quadrados. Em julho de 2020 a degradação foi detectada no Mato Grosso (78%), Pará (10%), Amazonas (5%), Roraima (5%) e Acre (2%).

Em julho de 2020, a maioria (59%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (19%), Unidades de Conservação (18%) e Terras Indígenas (4%).

Clique na imagem para ampliar

Faça o download do boletim aqui..

This post was published on 7 de agosto de 2020

Notícias recentes

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Janeiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

21 de fevereiro de 2025

Resultados frigoríficos 2024

Título Resultados frigoríficos 2024 Autores Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) Instituto…

5 de fevereiro de 2025

RESUMO EXECUTIVO – Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados do Programa Amazônia Protege

Título RESUMO EXECUTIVO - Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados…

31 de janeiro de 2025

Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados do Programa Amazônia Protege

Título Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados do Programa Amazônia…

31 de janeiro de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Dezembro de 2024

Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…

24 de janeiro de 2025