Nesta edição, apresentamos o risco de desmatamento em Municípios, Áreas Protegidas, Assentamentos e áreas privadas, devolutas ou sob conflitos por posse, para o período de agosto de 2012 a julho de 2013, estimado pelo modelo de risco de desmatamento desenvolvido pelo Imazon.
Como nas outras edições do boletim, o resultado do modelo é um mapa de probabilidade de desmatamento na Amazônia em um grid de um quilômetro quadrado (1000m x 1000m). O modelo estimou uma taxa de desmatamento total de 5.055 quilômetros quadrados para o período, para oito Estados da Amazô- nia (AC, AM, AP, MT, PA, RO, RR, e TO) e alocou espacialmente uma área de floresta de pelo menos 1.074 quilômetros quadrados com desmatamento esperado acima de um hectare (ou 1% da área do pixel). Nessas regiões há maior chance de ocorrer desmatamento com base no grau de acessibilidade e o padrão espacial do desmatamento dos anos anteriores. A maior parte das áreas apontoadas como de risco concentra-se nos Estados do Pará (66%), Mato Grosso (12%) e Rondônia (12%). Áreas privadas, devolutas ou em conflitos por posse concentraram 60% dessas áreas, enquanto que outros 30% estão dentro de assentamentos de reforma agrária. As Terras Indígenas e Unidades de Conservação concentram 2% e 8% das áreas sob risco de desmatamento, respectivamente.
Baixe aqui o arquivo
This post was published on 5 de novembro de 2012
Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…
Wang, Zhihao; Li, Zhili; Xie, Yiqun; Souza Jr, Carlos; Pinheiro, Stefany. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/583/2024/ Abstract Forests play…
Filho, Jailson S. de Souza; Damasceno, Camila; Cardoso, Dalton R. Ruy Secco; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/121/2024/…
Carta da Diretoria Esperança. Esse foi o sentimento que transbordou pelas veias dos amazônidas em…