Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)

facebook - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)facebook - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)linkedin - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)linkedin - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)whatsapp - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)whatsapp - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)x - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)x - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)a2a - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)a2a - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)

degradacao de florestas p - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)degradacao de florestas p - Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)Gerwing, J., & Vidal, E. 2002. Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira. Série Amazônia (Vol. 20, p. 26). Belém: Imazon.
Degradação de Florestas pela Exploração Madeireira e Fogo na Amazônia Oriental Brasileira (nº 20)
A condição da floresta amazônica é freqüentemente expressa em termos de extensão do desmatamento. Todavia, na porção oriental da Amazônia, a exploração madeireira e os incêndios florestais rasteiros degradam a estrutura da floresta e criam tipos de cobertura que são intermediários entre a floresta intacta e as áreas desmatadas.
Esse estudo avalia as implicações da degradação florestal, comparando os impactos de variadas intensidades de exploração madeireira e incêndios florestais na estrutura e composição da floresta. Nas florestas intactas do leste do Pará, estimamos a biomassa viva acima do solo 309 toneladas por hectare. Na floresta explorada moderadamente (35 m3 por hectare), esse valor de biomassa viva decresceu em 20%. A situação é mais grave nas florestas com exploração intensiva (69 m3/hectare) e uma redução 48% da biomassa original. No caso dos incêndios florestais leves houve uma redução de biomassa de 48% da biomassa original. No caso da floresta sofrer simultaneamente exploração madeireira (moderada) e incêndios florestais (intensivos) a remoção da biomassa é muito alta: 83%.
Baixe aqui o arquivo.
Visualize a versão online da publicação.
Degradação de Florestas pela exploração madeireira e fogo na Amazônia Oriental Brasileira

This post was published on 1 de março de 2002

Notícias recentes

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Março de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

25 de abril de 2025

A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária

Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…

30 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

27 de março de 2025

Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e Eficiente

Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…

13 de março de 2025

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Janeiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

21 de fevereiro de 2025