A Plataforma JusAmazônia é um portal de pesquisa e monitoramento de ações civis públicas, desenvolvida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) com o apoio do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), no âmbito do projeto Deforestation Free – Supply Chains and Financial Markets, que conta com financiamento da Norways International Climate and Forest Initiative (NICFI), e tem como objeto o desmatamento ilegal na região da Amazônia Legal, trazendo amplo acesso e transparência aos dados do Poder Judiciário. A Plataforma JusAmazônia permite analisar a efetividade dos processos judiciais – das Comarcas, dos Tribunais de Justiça estaduais, das circunscrições e dos Tribunais Regionais Federais, da região ou circunscrição do Poder Judiciário na Amazônia Legal –, relativos ao desmatamento ilegal nas unidades de conservação e reservas legais, aos danos ambientais, incluindo impactos na flora, à proteção da biodiversidade e à conservação das águas e, também, à segurança pública e à defesa e proteção dos povos e comunidades tradicionais e indígenas, em fase processual, sejam elas pendentes de julgamento, seja em fase de recurso e/ou execução, nos tribunais estaduais e federais na região amazônica.
A Plataforma provê acesso amplo e aberto, com total transparência dos dados, que evidenciam temas importantes para a proteção e a preservação do meio ambiente brasileiro, viabilizando a consulta de dados em números, uma análise jurimétrica e outros diagnósticos, que permitem compreender a realidade do desmatamento ilegal da floresta amazônica. Também apresenta resultados de estudos empíricos e de campo, realizados por diversas áreas das ciências, com o propósito de mitigar os conflitos judicias, combater o desmatamento ilegal e o seu impacto na degradação ambiental, e, ainda, adotar medidas mitigadoras das mudanças climáticas, que causam reflexos no mundo inteiro.
A adoção de políticas públicas de resolução de conflitos ambientais e fundiários leva à preservação da Amazônia, o que favorece a preservação do bioma e o desenvolvimento sustentável nos Estados da Amazônia Legal. Para tal fim, é primordial a colaboração de instituições públicas, sociedade civil e atores locais.
Confira o e-book completo aqui.
This post was published on 25 de junho de 2024
Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…
Wang, Zhihao; Li, Zhili; Xie, Yiqun; Souza Jr, Carlos; Pinheiro, Stefany. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/583/2024/ Abstract Forests play…
Filho, Jailson S. de Souza; Damasceno, Camila; Cardoso, Dalton R. Ruy Secco; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/121/2024/…
Carta da Diretoria Esperança. Esse foi o sentimento que transbordou pelas veias dos amazônidas em…