O fogo tem sido reconhecido como um elemento histórico na paisagem amazônica, podendo ocorrer em floresta natural após longos períodos de pouca chuva. Em floresta explorada, o fogo é mais freqüente e, em apenas nove dias sem chuva, 95% desta floresta pode tornar-se inflamável. Neste estudo, Cochrane e Schulze avaliam como os efeitos do fogo alteram a estrutura, a biomassa e a composição das espécies da floresta em uma área que sofre um impacto severo do fogo na Amazônia Oriental. Os autores concluem, com base em estimativas sobre a intensidade da radiação solar, que as queimadas aumentam substancialmente a suscetibilidade da floresta ao fogo.
This post was published on 4 de junho de 1999
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…
Wang, Zhihao; Li, Zhili; Xie, Yiqun; Souza Jr, Carlos; Pinheiro, Stefany. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/583/2024/ Abstract Forests play…
Filho, Jailson S. de Souza; Damasceno, Camila; Cardoso, Dalton R. Ruy Secco; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/121/2024/…