Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Pará

facebook - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Paráfacebook - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Parálinkedin - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Parálinkedin - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Paráwhatsapp - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Paráwhatsapp - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Paráx - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Paráx - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Paráa2a - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Paráa2a - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Pará

image 150x150 - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Paráimage 150x150 - Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do ParáVedoveto, M., Ortega, V., & Veríssimo, A. 2014. Gestão Ambiental Rural: custos e receitas do controle ambiental em doze municípios do Pará (p. 97). Belém: Imazon.

Embora o processo de descentralização da gestão ambiental tenha iniciado há aproximadamente dez anos no Pará, o tema só começou a ganhar prioridade a partir de 2011, com a criação do Programa Municípios Verdes. Contudo, atualmente, os municípios ainda enfrentam muitos desafios para o exercício das atividades de controle ambiental (licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental).
Em 2013 analisamos 12 municípios e verificamos que apenas dois possuíam infraestrutura e quadro técnico mínimo e emitiam licenças para as atividades e empreendimentos urbanos e rurais. Ademais, somente cinco municípios realizavam o monitoramento ambiental e verificavam o desmatamento em campo.
Quanto à receita própria, quatro municípios ainda não arrecadavam, enquanto sete recolheram até 40% dos seus gastos totais e apenas um arrecadou em torno de 80% em 2013. Por outro lado, há destacado potencial de arrecadação própria a partir da emissão de Licença de Atividade Rural (LAR) nos municípios, porém, para tanto, seriam necessários investimentos mínimos em equipes e infraestrutura nos órgãos municipais de meio ambiente.
Em Paragominas e Dom Eliseu, por exemplo, a emissão de todas as LARs no período exigido pelo termo de compromisso com o Ministério Público Federal exigiria investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões e R$ 1,7 milhão, respectivamente. Para cobrir esses investimentos, os valores das taxas deveriam aumentar em pelo menos 20% em Dom Eliseu e 60% em Paragominas.
Para isso, também recomendamos que outras fontes orçamentárias complementem os investimentos necessários. Além disso, para finalmente implementar a descentralização da gestão ambiental, será necessário: i) promover a atuação subsidiária entre estado e municípios, ii) readequar os instrumentos de comando e controle, iii) adotar novas tecnologias de suporte à gestão ambiental, iv) aumentar a arrecadação de receita municipal, v) implantar programas de capacitação continuada e vi) contratar equipes ad hoc para cumprir o termo de compromisso com o MPF.
Baixe aqui o arquivo
Visualize aqui a versão online da publicação

This post was published on 16 de julho de 2014

Notícias recentes

Índice de Progresso Social Brasil 2025

Título Índice de Progresso Social Brasil 2025 Autores Melissa Wilm Daniel Santos Beto Veríssimo Marcelo…

29 de maio de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Abril de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

29 de maio de 2025

Fatos da Amazônia 2025

Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…

30 de abril de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Março de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

25 de abril de 2025

A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária

Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…

30 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

27 de março de 2025