Governança de fundos ambientais e florestais na Amazônia Legal

Brito, B., Santos, P., & Thuault, A. 2014. Governança de fundos ambientais e florestais na Amazônia Legal (p. 58). Belém: Imazon.

Todos os estados na Amazônia Legal possuem fundos ambientais ou florestais e alguns estão criando novos fundos para apoiar ações de mitigação e adaptação a mudanças climáticas. No entanto, pouco se conhece sobre o funcionamento destes fundos e sobre quais problemas devem ser evitados nos que estão sendo criados.
Visando avaliar como têm sido administrados os fundos ambientais e florestais existentes na Amazônia brasileira, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e o Instituto Centro de Vida (ICV) lançaram um relatório que aponta deficiências nos onze fundos estudados, sendo a maioria deles considerada com governança fraca.
A avaliação foi baseada em cinco princípios de boa governança: transparência, participação pública, coordenação, capacidade de execução e de prestação de contas para a sociedade. Imazon e ICV avaliaram fundos nos nove Estados da Amazônia Legal, que possuíam em conjunto R$ 124,9 milhões em 2012.
A falta de clareza de regras de distribuição e arrecadação de recursos, além da baixa capacidade administrativa para gestão estão entre os problemas mais frequentemente encontrados. A ausência de monitoramento financeiro e de impacto da aplicação de recursos dos fundos também figura entre as falhas encontradas. Todos os fundos devem prestar contas no mínimo anualmente aos Tribunais de Contas do Estado, o que, no entanto, não estava sendo divulgado publicamente ou não ocorria.
Paralelamente, alguns fundos se destacam por possuírem mecanismos em funcionamento de gestão mais participativa, como foi o caso do Fundo Estadual de Florestas no Acre; ou o Fundo do Amapá, que possuía manuais e editais bem detalhados, permitindo que vários interessados conhecessem o processo de envio de propostas para obtenção de apoio a projetos.
Baixe aqui o arquivo.
Baixe aqui a versão e-book.
Visualize aqui a versão online.

This post was published on 21 de julho de 2014

Notícias recentes

A cadeia de produção de carne continua contribuindo para o desmatamento na Amazônia

Título A cadeia de produção de carne continua contribuindo para o desmatamento na Amazônia Autores…

30 de agosto de 2024

System for Monitoring Timber Harvesting (Simex): Mapping logging in Roraima State – August 2022 to July 2023

Several authors. System for Monitoring Timber Harvesting (Simex): Mapping logging in Roraima State – August…

23 de agosto de 2024

Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Roraima – Agosto 2022 a Julho 2023

Vários autores. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Roraima …

23 de agosto de 2024

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Julho de 2024

Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…

23 de agosto de 2024

System for Monitoring Timber Harvesting (Simex): Mapping logging in Amapá State – August 2022 to July 2023

Several authors. System for Monitoring Timber Harvesting (Simex): Mapping logging in Amapá State – August…

21 de agosto de 2024

Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Amapá – Agosto 2022 a Julho 2023

Vários autores. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira no Amapá…

21 de agosto de 2024