Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonas

facebook - Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonasfacebook - Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonaslinkedin - Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonaslinkedin - Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonaswhatsapp - Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonaswhatsapp - Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonasx - Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonasx - Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonasa2a - Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonasa2a - Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonas
Título Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonas
Autores David G. McGrath

Fábio de Castro

Célia Regina Futemma

Benedito Domingues do Amaral

Juliana de Araujo Calabria

Ano de publicação 1993
Download

McGrath, D., Castro, F., Futemma, C., & Câmara, E. 1993. Manejo comunitário da pesca nos lagos de várzea do baixo Amazonas. In L. Furtado, W. Leitão, & A. F. de Melo (Eds.), Povos das Águas: Realidade e Perspectivas na Amazônia (pp. 213-229). Belém: Museu Paraense Emilio Goeldi.

RESUMO

Em resposta à intensificação da pesca comercial, comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas têm tomado posse dos lagos de várzea e implementado sistemas de manejo comunitário da pesca em tais locais. O objetivo desse trabalho é explorar a contribuição dessas reservas de lago para o gerenciamento sustentável da pesca no Baixo Amazonas. Em geral, o manejo do lago tem dois objetivos complementares: manter a produtividade da pesca em termos de esforço e diminuir variações sazonais na sua produti-vidade. A principal estratégia de manejo é a implementação de medidas que controlam a pesca indiretamente, através da utilização de técnicas que limi-tam a captura e a capacidade de conservar o pescado. A reserva de lago & uma opção interessante, mas é necessário avaliar com cuidado sua possível contribuição em relação a três questões: a viabilidade de um lago como uni-dade de manejo, a volatilidade de manejo comunitário e o papel dessas re-servas para a conservação dos outros recursos da várzea. Embora existam muitas questões que precisam ser respondidas antes que uma avaliação defi-nitiva dessas reservas possa ser feita, o conhecimento, experiència e iniciati-va das comunidades ribeirinhas constituem um recurso de imenso valor no desenvolvimento de um programa regional de gerenciamento pesqueiro.

 

This post was published on 7 de junho de 1993

Notícias recentes

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Março de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

25 de abril de 2025

A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária

Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…

30 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

27 de março de 2025

Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e Eficiente

Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…

13 de março de 2025

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Janeiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

21 de fevereiro de 2025