O Estado das Áreas Protegidas: desmatamento

Souza Jr., C., Fonseca, A., Nunes, S., Salomão, R., Ribeiro, J., Martins, H. 2018. O Estado de Áreas Protegidas: Desmatamento em Áreas Protegidas (p. 15). Belém: Imazon.
As Áreas Protegidas (APs) da Amazônia prestam inúmeros serviços ambientais em escala local, regional e continental. Entre esses serviços estão a conservação de florestas e de ecossistemas aquáticos e não florestais como savanas e campos naturais; a preservação de habitats de milhares de espécies vegetais e animais, os quais funcionam como um acervo genético planetário; e o estoque de enormes quantidades de carbono em suas florestas, que vem contribuindo para regulação do clima. Esses benefícios são suficientes para convencer todos os setores da sociedade brasileira a considerar as APs como um patrimônio nacional importante para o desenvolvimento sustentável do país. Contudo, essas áreas estão sob constantes ameaças e pressões que podem ser classificadas em duas categorias: as que podem ser medidas e monitoradas por imagens de satélites e aquelas que são invisíveis aos satélites, por exemplo, projetos de lei para reduzir a extensão de suas áreas, a caça predatória e a biopirataria.
Na primeira categoria, as ameaças são geradas por vetores associados ao desmatamento, extração madeireira, queimadas, estradas e mineração que ocorrem no entorno das APs. As pressões ocorrem quando esses vetores se manifestam no interior das APs. A literatura científica aponta que nem todas as APs estão sob ameaças e pressões do desmatamento (Pfaff et al., 2015), havendo, portanto, a necessidade de identificar as áreas mais críticas para que o seu controle seja mais eficaz. Nesta série de estudos, apresentamos o estado da arte das ameaças e pressões em APs associadas ao desmatamento, extração madeireira, queimadas, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e estradas. O objetivo é gerar informação estratégica para que gestores de APs e a sociedade possam tomar decisões a fim de evitar esses problemas.
 
Baixe aqui a publicação
 
Veja também:
O Estado das Áreas Protegidas: estradas
O Estado das Áreas Protegidas: CAR
O Estado das Áreas Protegidas: degradação florestal
 

This post was published on 19 de julho de 2018

Notícias recentes

Activity Report 2023

Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…

18 de novembro de 2024

Radar Verde União Europeia

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…

14 de novembro de 2024

Secondary growth deforestation leakage in the Pará beef cattle purchasing zone

Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…

7 de novembro de 2024

AI-based Validation of Deforestation Using High-Resolution Satellite Imagery in the Brazilian Amazon

Wang, Zhihao; Li, Zhili; Xie, Yiqun; Souza Jr, Carlos; Pinheiro, Stefany. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/583/2024/ Abstract Forests play…

7 de novembro de 2024

Mapping Selective Logging in the Amazon with Artificial Intelligence and Sentinel-2

Filho, Jailson S. de Souza; Damasceno, Camila; Cardoso, Dalton R. Ruy Secco; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/121/2024/…

7 de novembro de 2024

Relatório de Atividades 2023

Carta da Diretoria Esperança. Esse foi o sentimento que transbordou pelas veias dos amazônidas em…

4 de novembro de 2024