Plano de Uso Público da Floresta Estadual de Faro


Pereira, J., Mesquita, J. 2018. Plano de Uso Público da Floresta Estadual de Faro (p. 92). Belém: Imazon. 
Florestas Estaduais (Flotas) são uma categoria de Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável cujo objetivo é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos, conciliado à presença humana. São importantes para assegurar o direito e a melhoria da qualidade de vida de povos e comunidades tradicionais que vivem ou dependem dos recursos naturais dessas áreas. Dessa maneira, nas Flotas só são permitidas atividades como turismo, pesquisa científica etc., que envolvem coleta e uso dos recursos naturais, desde que sejam mantidos os recursos ambientais renováveis e os processos ecológicos.
A Flota de Faro foi criada em 2006, com uma área de 613 mil hectares e aproximadamente 5 mil quilômetros de extensão de igarapés, lagos e praias de água doce, distribuídos nos municípios paraenses de Oriximiná e Faro. Às margens de seu rio principal, o Nhamundá – cenário da lenda das Amazonas, vistas por Francisco Orellana em sua expedição pela região em 1542 (Pará, 2011; Veríssimo e Pereira, 2014) –, habitam as comunidades ribeirinhas Português e Monte Sião, que utilizam a Flota de forma sustentável. A beleza cênica, sua história e a riqueza de recursos naturais, associados ao apelo social e ambiental da região, poderão favorecer a demanda turística na Flota de Faro. Pensando no potencial da Flota, o Ideflor-Bio e o Programa Territórios Sustentáveis uniram esforços para elaborar o Plano de Uso Público (PUP) da Flota de Faro, que é parte do Programa de Uso Público, previsto nas ações estratégicas do Plano de Manejo da UC. O PUP é um documento oficial que tem como finalidade o ordenamento e a orientação das diferentes formas de uso público dentro da Flota, bem como a promoção do conhecimento acerca da importância dessa UC, que compõe o bloco de Áreas Protegidas da Calha Norte Paraense.
O PUP foi elaborado de forma participativa, com foco na área de uso das comunidades Português e Monte Sião, em seis etapas: i) inventário dos atrativos; ii) levantamento de atividades turísticas economicamente viáveis; iii) elaboração de estratégias de visitação; iv) fomento a atividades sustentáveis para o turismo responsável e mais sensível; v) envolvimento da comunidade, empresários, órgãos públicos estaduais, federais, municipais e outros parceiros para a implementação; e vi) planejamento das atividades e orçamento a curto, médio e longo prazo. Para isso, foram realizadas visitas de reconhecimento dos atrativos turísticos, oficinas comunitárias para definição do grupo de interessados, identificação de infraestruturas necessárias e levantamento de formações/capacitações para a implementação da atividade turística na Flota.
O Plano está dividido em quatro sessões: i) diagnóstico socioeconômico, ambiental e potencial de visitação na Flota de Faro; ii) propostas de atrativos e roteiros de visitação; iii) regras de uso; e iv) cronograma físico-financeiro das atividades a serem desenvolvidas no curto, médio e longo prazo. Ressalta-se que este PUP é uma ferramenta de gestão, podendo ser adaptado e complementado conforme as necessidades.

Baixe aqui a publicação

This post was published on 2 de agosto de 2018

Notícias recentes

Activity Report 2023

Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…

18 de novembro de 2024

Radar Verde União Europeia

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…

14 de novembro de 2024

Secondary growth deforestation leakage in the Pará beef cattle purchasing zone

Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…

7 de novembro de 2024

AI-based Validation of Deforestation Using High-Resolution Satellite Imagery in the Brazilian Amazon

Wang, Zhihao; Li, Zhili; Xie, Yiqun; Souza Jr, Carlos; Pinheiro, Stefany. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/583/2024/ Abstract Forests play…

7 de novembro de 2024

Mapping Selective Logging in the Amazon with Artificial Intelligence and Sentinel-2

Filho, Jailson S. de Souza; Damasceno, Camila; Cardoso, Dalton R. Ruy Secco; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/121/2024/…

7 de novembro de 2024

Relatório de Atividades 2023

Carta da Diretoria Esperança. Esse foi o sentimento que transbordou pelas veias dos amazônidas em…

4 de novembro de 2024