Radar Verde União Europeia

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e Radar Verde. Belém e São Paulo: 2024.

Introdução

A intensificação da crise climática tem levado empresas e países a criarem planos de mitigação de emissões de gases do efeito estufa. Dentre os planos estão metas para excluir a compra de produtos associados ao desmatamento – responsável por cerca de 49% do total das emissões do país em 2021 –, as quais podem afetar negócios brasileiros onde o desmatamento é a principal fonte de emissões. A atividade mais sujeita a impactos negativos é a pecuária, que tem sido responsável por 27% das emissões brutas do país (SEEG, 2023).

Especificamente, regras da União Europeia (UE) podem afetar o setor a partir de 2025. Em 2022, as exportações de carne bovina para a UE totalizaram cerca de 85 mil toneladas e receita de US$ 661 milhões, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). Parte dessas exportações podem ser afetadas por duas regulamentações: o Regulamento de Desmatamento da União Europeia (European Union Deforestation Regulation – EUDR), o qual focaremos neste relatório; e a Diretriz de Diligência Devida de Sustentabilidade Corporativa (Corporate Sustainability Due Diligence Directive – CS3D).

A EUDR foi instituída em junho de 2023 e deve ser implementada a partir de janeiro de 2025. Seu objetivo é promover o consumo de produtos livres de desmatamento de modo a reduzir o impacto do consumo europeu sobre o desmatamento global e a degradação de florestas. A regulamentação é válida para commodities como gado, madeira, cacau, soja, óleo de palma, café, borracha e alguns de seus produtos derivados (couro, chocolate etc.).

Neste relatório, avaliamos se as empresas frigoríficas autorizadas a exportar carne bovina da Amazônia brasileira para a UE estão em conformidade com as especificações da EUDR. Nossa avaliação se baseia nos resultados do Radar Verde 2023, uma ferramenta que avalia o compromisso das empresas frigoríficas com políticas de desmatamento zero. O Radar Verde busca evidências de empresas que adotam políticas de desmatamento zero para garantir que a carne bovina que vendem não esteja associada direta ou indiretamente ao desmatamento na Amazônia (Imazon & O Mundo Que Queremos, 2023).

Download

This post was published on 14 de novembro de 2024

Notícias recentes

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Fevereiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

27 de março de 2025

Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e Eficiente

Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…

13 de março de 2025

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Janeiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

21 de fevereiro de 2025

Resultados frigoríficos 2024

Título Resultados frigoríficos 2024 Autores Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) Instituto…

5 de fevereiro de 2025

RESUMO EXECUTIVO – Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados do Programa Amazônia Protege

Título RESUMO EXECUTIVO - Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados…

31 de janeiro de 2025