Pereira, J., Mesquita, J, & Moura, S. Regras de Uso das Comunidades Português e Monte Sião da Flota de Faro. Belém: Imazon: Ideflor-bio, 2020.

A gestão efetiva de uma Unidade de Conservação como a Flota de Faro depende essencialmente do envolvimento da comunidade local no processo de tomada de decisão. Com base nessa premissa, em 2011, moradores das comunidades Português e Monte Sião e técnicos do Imazon, Imaflora e Sema elaboraram as Regras de Uso dos recursos naturais dessas comunidades num processo participativo de reuniões.

Contudo, nos oito anos de gestão da Flota ocorreram muitas mudanças na dinâmica socioeconômica e territorial dessas comunidades. Consequentemente, em 2019, surgiu a necessidade de atualizar essas regras. Assim, em reuniões participativas, moradores locais, técnicos do Imazon e do Ideflor-bio (PA) decidiram juntos pactuar as novas Regras de Uso das Comunidades Português e Monte Sião da Flota de Faro.

Esta publicação é o resultado desse esforço conjunto e visa divulgar as Regras de Uso em linguagem acessível e divertida, principalmente para as crianças e jovens das comunidades. Acreditamos que este incentivo à adoção das regras contribuirá grandemente para o bem viver de todos na floresta.

Baixe a publicação completa aqui.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR