É óbvio que estradas facilitam o acesso aos recursos naturais. Contudo, não está tão claro porque a “arquitetura espacial das estradas variam entre locais em áreas de florestas tropicais, que traz implicações para a “geometria espacial dos fragmentos de floresta e a possibilidade de desenvolvimento sustentável baseado no uso dos recursos naturais. Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa da arquitetura das redes viárias e da geometria dos fragmentos de floresta em dois locais na Amazônia Brasileira. Diferenças históricas entre os dois locais ocorreram em conseqüência do meio ambiente biofísico, planejamento e colonização inicial, e subseqüentes dinâmicas de mudanças. Estas diferenças oferecem uma explicação para as distintas estruturas de redes viárias e para os padrões de fragmentos de florestas, com implicações na conservação das florestas tropicais e o desenvolvimento sustentável da fronteira, via políticas e iniciativas baseadas na “governança de estradas.
This post was published on 5 de junho de 2008
Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…
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Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…
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Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…