outros8 - Roteiro metodológico para elaboração de planos de manejo das Unidades de Conservação Estaduais do ParáBaía Júnior, P. C., Kasecker, T. P., Pereira, J. R., & Júnior, A. B. 2009. Roteiro metodológico para elaboração de planos de manejo das Unidades de Conservação Estaduais do Pará (p. 50). Belém: SEMA.

Cinquenta e oito por cento do território paraense é composto por áreas protegidas, somando-se as Unidades de Conservação federais, estaduais e municipais,Terras Indígenas e Quilombolas. Essas áreas compreendem um total de 72.288.206 hectares.
O Pará possui 83 Unidades de Conservação. Sendo dezenove estaduais, distribuídas no território de 32 municípios, abrangendo 16,94% da área total do estado. A criação, o planejamento e a gestão das UC estaduais são responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/PA), por meio da sua Diretoria de Áreas Protegidas (DIAP).
Para que a gestão das UC estaduais contribua efetivamente para os objetivos de conservação de cada Unidade e do Sistema Estadual de Unidades de Conservação é fundamental que o seu planejamento seja elaborado utilizando-se uma metodologia que leve em conta o caráter processual, de melhora contínua e gradativa da gestão, com ênfase no planejamento participativo. Deste modo, este Roteiro metodológico vem apresentar as etapas e os passos necessários para a elaboração dos Planos de Manejo das UC paraenses.
Este Roteiro foi resultado de uma construção coletiva, que proporcionou um importante espaço de discussão, reflexão e aprendizado para a equipe de técnicos da DIAP/SEMA, com o valioso apoio e participação dos especialistas da Cooperação Técnica Alemã (GTZ) e dos parceiros da Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON).
Para a SEMA/PA, este documento é mais uma meta cumprida no compromisso de consolidar as UC estaduais, proporcionando os meios e as ferramentas para sua implementação, fortalecendo o envolvimento e a participação social, e buscando mudar o padrão de desenvolvimento do Estado, de modo que as UC sejam valorizadas como instrumentos de conservação, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Além disso, reconhece-se a importância do trabalho conjunto e o aprendizado da gestão integrada entre os órgãos governamentais e outras instituições que têm a conservação das UC do Pará como objetivo do seu trabalho.
Aníbal Pessoa Picanço
Secretário de Estado de Meio Ambiente – Pará
Baixe aqui o arquivo
 
 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR