Boletim Risco de Desmatamento (Agosto de 2011 a Julho de 2012)

Sales, M., & Souza Jr., C. 2013. Boletim Risco de Desmatamento: Avaliação de Resultados (Agosto de 2011 a Julho de 2012) (p. 7). Belém: Imazon.
Neste boletim, comparamos os dados do Prodes, para o período de agosto de 2011 a julho de 2012, com os resultados apresentados no Boletim de Risco de Desmatamento publicado em Agosto de 2011, o qual apresentou previsões para o mesmo período.
Essa comparação foi feita para avaliar o grau de exatidão da previsão reportada, e para identificar as necessidades de aprimoramento para previsões futuras. O boletim de avaliação é publicado alternadamente a cada boletim anual de risco de desmatamento, após a divulgação dos dados oficiais do período estimado. Avaliamos a exatidão global e espacial do modelo e também a exatidão do modelo para estimar a área total desmatada em municípios, Áreas Protegidas e Assentamentos.
O modelo projetou uma área de desmatamento de 7.134 quilômetros quadrados, dos quais 2.721 quilômetros quadrados com chance de desmatamento acima de 0 entre agosto de 2011 a julho de 2012.
A área de desmatamento mapeada2 pelo PRODES foi de 4.656 quilômetros quadrados (ainda em caráter preliminar), que indica redução significativa em relação ao projetado pelo modelo. Neste período, observamos que cerca de 70% dos polígonos de desmatamento do Prodes ocorreram em até cinco quilômetros de distância de algum local de risco previsto pelo nosso modelo, e na média, 90% dos pixels desmatados aconteceram a uma distância de cerca de sete quilômetros de algum pixel de risco previsto. Houve correlação moderada entre a área total sob risco por Município e a área desmatada mapeada pelo Prodes (r=0.69). Para assentamentos, a correlação foi menor (r0,44). Para Áreas Protegidas, houve boa correlação entre as áreas desmatadas previstas e mapeadas em Unidades de Conservação Estaduais (r=0,85), mas a correlação foi menor para Terras Indígenas (0,55) e Unidades de Conservação Federais (r=0,20).
Baixe aqui o arquivo.

This post was published on 15 de março de 2013

Notícias recentes

Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation

Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…

7 de março de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Janeiro de 2025

Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…

21 de fevereiro de 2025

Resultados frigoríficos 2024

Título Resultados frigoríficos 2024 Autores Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) Instituto…

5 de fevereiro de 2025

RESUMO EXECUTIVO – Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados do Programa Amazônia Protege

Título RESUMO EXECUTIVO - Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados…

31 de janeiro de 2025

Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados do Programa Amazônia Protege

Título Cenário da punição a desmatadores ilegais na Amazônia: Atualização dos resultados do Programa Amazônia…

31 de janeiro de 2025

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Dezembro de 2024

Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…

24 de janeiro de 2025