Saúde Única: O papel da restauração florestal para garantir saúde humana, animal e ambiental na Amazônia

KANASHIRO, Milton; CALENTANO, Danielle; AKAMA, Alberto; PINTO, Andréia; VASCONSELOS, Lívia; FERRONATO, Marcelo Lucian. Saúde Única: O papel da restauração florestal para garantir saúde humana, animal e ambiental na Amazônia. Belém, PA: Aliança pela Restauração na Amazônia, 2023.

A Amazônia é uma das regiões mais afetadas pela pandemia do coronavírus (COVID19) no Brasil. Isso reflete uma série de questões estruturais, como a falta de acesso de grande parte da população a um sistema de saúde, de saneamento e de educação de qualidade. Historicamente, a região apresenta indicadores socioeconômicos piores que as médias nacionais. Ao mesmo tempo, as taxas de desmatamento, degradação ambiental e queimadas, associadas a expansão da agropecuária, extração ilegal de madeira, assim como mineração (legal e ilegal), continuam aumentando e, consequentemente, a biodiversidade da floresta sendo reduzida. A ‘Saúde Única’ é uma abordagem que reconhece que a saúde humana, a saúde animal e a saúde dos ecossistemas são interdependentes. Com a pandemia do coronavírus (COVID-19), esse tema ganhou muita atenção. Estima-se que 60% das doenças infecciosas que afetam a humanidade têm origem zoonótica e que 75% delas são transmitidas entre diferentes espécies. A conservação e a restauração da floresta amazônica são fundamentais para prevenir o aparecimento de novas doenças e garantir serviços ecossistêmicos essenciais ao bem-estar humano. A adoção da abordagem da Saúde Única, como um elemento de planejamento e da implementação de políticas públicas, pode representar um grande avanço para o desenvolvimento local e regional, assim como viabilizar o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em diferentes escalas. Considerando a importância da restauração para a promoção da Saúde Única, pesquisadores da ‘Aliança pela Restauração na Amazônia’ prepararam esse artigo como um posicionamento institucional para a adoção da abordagem da Saúde Única na região. Entendemos que os benefícios da restauração na Amazônia vão além da biodiversidade, do clima e dos serviços ambientais, e estão diretamente associados ao bem-estar, ao bem-viver, à saúde humana e dos demais organismos vivos.

Baixe o estudo completo aqui

This post was published on 21 de março de 2023

Notícias recentes

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Novembro de 2024

Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…

19 de dezembro de 2024

Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Outubro de 2024

Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…

26 de novembro de 2024

Radar Verde Estados Unidos

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…

21 de novembro de 2024

Activity Report 2023

Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…

18 de novembro de 2024

Radar Verde União Europeia

Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…

14 de novembro de 2024

Secondary growth deforestation leakage in the Pará beef cattle purchasing zone

Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…

7 de novembro de 2024