Título Síntese da situação do Mogno, a nível internacional
Autor Adalberto Veríssimo

James Grogan

Cidade Brasília
Ano de publicação 1998
Download Botao download - Síntese da situação do Mogno, a nível internacional. Reunião do grupo de trabalho sobre o Mogno.

Veríssimo, A., & Grogan, J. 1998. Síntese da situação do Mogno, a nível internacional. Reunião do grupo de trabalho sobre o Mogno. Brasília: MMA, FAO e PNUD.

WhatsApp Image 2025 02 14 at 15.16.34 185x300 - Síntese da situação do Mogno, a nível internacional. Reunião do grupo de trabalho sobre o Mogno.Resumo

O mogno (Swietenia macrophylla king) é a espécie madeireira de mais alto valor na América Tropical. A maioria do mogno comercializado no mercado internacional é originária de florestas nativas onde a exploração é feita de maneira não sustentada. Como resultado, as populações naturais de mogno estão severamente reduzidas ao longo de sua área de ocorrência. Em função disso, tem aumentado a preocupação de que o mogno esteja ameaçado pela exploração florestal predatória. É crescente a pressão para listar o mogno no Apêndice II do CITES (Convenção sobre o comércio internacional de espécies ameaçadas da fauna e flora). O Brasil e a Bolivia têm estado no centro desse debate porque são os maiores produtores de mogno do mundo e ainda detém as maiores reservas naturais dessa espécie. Neste artigo, apresentamos um panorama da história natural do mogno (área de ocorrência, distribuição, estrutura populacional, regeneração e crescimento, estoque natural). Em seguida, resumimos as implicações da exploração do mogno para a conservação genética da espécie. Finalmente, apresentamos os resultados preliminares dos estudos de longo prazo em andamento no Sul do Pará sobre ecologia, estrutura genética e manejo. Esses resultados mostram o alto potencial para o manejo de mogno em florestas nativas.


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR