Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Brandão, I., Souza Jr., C., & Veríssimo, A.Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) – Janeiro de 2023. Belém: Imazon, 2023.
Em janeiro de 2023, o SAD detectou 198 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, uma redução de 24% em relação a janeiro de 2022, quando o desmatamento somou 261 quilômetros quadrados. O desmatamento detectado em janeiro de 2023 ocorreu no Mato Grosso (43%), Roraima (21%), Pará (12%), Amazonas (10%), Rondônia (9%), Maranhão (2%), Acre (1%), Amapá (1%) e Tocantins (1%).
As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 15 quilômetros quadrados em janeiro de 2023, a mesma área detectada em janeiro de 2022. Em janeiro de 2023 a degradação foi detectada no Pará (73%), Mato Grosso (13%), Rondônia (7%) e Roraima (7%).
Geografia do desmatamento
Em janeiro de 2023, a maioria (75%) do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registrado em Assentamentos (22%), Unidades de Conservação (2%) e Terras Indígenas (1%).
Baixe aqui o estudo
This post was published on 17 de fevereiro de 2023
Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…
Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…