Cardoso, D., Damasceno, C., Ribeiro, J. & Souza Jr., C. 2021. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Estado do Pará 2018-2019 (p. 1). Belém: Imazon.
Neste novo estudo, avaliamos a situação da exploração madeireira no Estado do Pará no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Para isso, verificamos a consistência das Autorizações para Exploração Florestal (Autefs) emitidas pela Semas-PA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade), através do cruzamento das informações contidas nestas com imagens de satélite processadas (NDFI1,2).
Dessa forma, conseguimos mapear as áreas autorizadas e não autorizadas pela Semas entre 2018 e 2019. As análises revelaram que 60.707 hectares de floresta tiveram exploração seletiva de madeira. Deste total, 37.801 hectares (62%) possuíam a devida autorização para a atividade, enquanto que 22.906 hectares (38%) foram extraídos sem o consentimento do órgão ambiental.
Exploração não autorizada por categoria
A exploração não autorizada se concentrou em áreas privadas, devolutas ou sob diversos estágios de posse (78%); seguida de 17% em Assentamentos de Reforma Agrária e 5% em Áreas Protegidas (Terras Indígenas e Unidades de Conservação). Além disso, foram mapeados 19.489 ha em propriedades inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), representando 85% da extração não autorizada mapeada no Estado.
Faça o download da publicação aqui
This post was published on 13 de maio de 2021
Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…
Amorim, L., Santos, B., Ferreira, R., Ribeiro, J., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo,…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…