Cardoso, D., Damasceno, C., Ribeiro, J. & Souza Jr., C. 2021. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Estado do Pará 2018-2019 (p. 1). Belém: Imazon.
Neste novo estudo, avaliamos a situação da exploração madeireira no Estado do Pará no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Para isso, verificamos a consistência das Autorizações para Exploração Florestal (Autefs) emitidas pela Semas-PA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade), através do cruzamento das informações contidas nestas com imagens de satélite processadas (NDFI1,2).
Dessa forma, conseguimos mapear as áreas autorizadas e não autorizadas pela Semas entre 2018 e 2019. As análises revelaram que 60.707 hectares de floresta tiveram exploração seletiva de madeira. Deste total, 37.801 hectares (62%) possuíam a devida autorização para a atividade, enquanto que 22.906 hectares (38%) foram extraídos sem o consentimento do órgão ambiental.
Exploração não autorizada por categoria
A exploração não autorizada se concentrou em áreas privadas, devolutas ou sob diversos estágios de posse (78%); seguida de 17% em Assentamentos de Reforma Agrária e 5% em Áreas Protegidas (Terras Indígenas e Unidades de Conservação). Além disso, foram mapeados 19.489 ha em propriedades inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), representando 85% da extração não autorizada mapeada no Estado.
Faça o download da publicação aqui
This post was published on 13 de maio de 2021
Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título Lições da Expansão da Pecuária Bovina no Brasil (2000-2023) para uma Produção Sustentável e…
Título Explosive growth of secondary roads is linked to widespread tropical deforestation Autores Jayden E.…