Vários autores. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Mato Grosso – Agosto 2022 a Julho 2023. Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.
Entre agosto de 2022 e julho de 2023, foram mapeados 219.032 hectares de exploração madeireira em Mato Grosso, o que representa uma redução de 16% no total explorado no estado em relação ao período de 2022, quando foram mapeados 259.620 hectares.
Para a análise da legalidade das explorações mapeadas, foram verificadas 455 autorizações de exploração florestal emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT). Essa avaliação identificou que 78% da área de exploração madeireira mapeada (170.960 hectares) foi explorada legalmente, ou seja, com autorização válida e dentro da área autorizada. A exploração madeireira autorizada reduziu 5% em relação a 2022. Já a exploração ilegal impactou 48.072 hectares de florestas em Mato Grosso, isto é, 22% do total da exploração mapeada em 2023. Houve uma redução de 40% na área explorada ilegalmente em relação ao ano anterior. 64% dessa área explorada ilegalmente ocorreu em imóveis rurais privados. Nas terras indígenas foi verificada uma redução de 42% na exploração ilegal de madeira e nas unidades de conservação essa redução foi de 82%, em relação ao período anterior.
AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE
A partir da identificação e mapeamento da exploração madeireira, avaliamos a legalidade comparando a área de exploração mapeada com as Autorizações de Exploração Florestal (Autex e AEF) válidas emitidas pela Sema/MT. Essas bases de dados estão disponíveis publicamente no Portal de Transparência e no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), ambos geridos pelo órgão estadual. Tanto o mapeamento quanto a validação da legalidade checada foram realizados em cooperação técnica entre o Instituto Centro de Vida (ICV) e a Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (CGMA) da Sema/MT.
Baixe o estudo completo aqui
This post was published on 18 de julho de 2024
Letter from the Executive Board Hope. This was the feeling that overflowed through the veins…
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto O Mundo Que Queremos e…
Junior, Luis Oliveira; Filho, Jailson S. de Souza; Ferreira, Bruno Gama; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/371/2024/.…
Wang, Zhihao; Li, Zhili; Xie, Yiqun; Souza Jr, Carlos; Pinheiro, Stefany. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/583/2024/ Abstract Forests play…
Filho, Jailson S. de Souza; Damasceno, Camila; Cardoso, Dalton R. Ruy Secco; Souza Jr, Carlos. https://isprs-archives.copernicus.org/articles/XLVIII-3-2024/121/2024/…
Carta da Diretoria Esperança. Esse foi o sentimento que transbordou pelas veias dos amazônidas em…