Vários autores. Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex): Mapeamento da exploração madeireira em Rondônia – Agosto 2022 a Julho 2023. Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV.
As análises revelaram que entre agosto de 2022 e julho de 2023 um total de 22.706 hectares de floresta tiveram exploração madeireira no estado de Rondônia. A área mapeada esse ano foi pelo menos 20% maior do que a verificada no ano anterior (18.658 hectares). Em contrapartida, as transações de madeira em tora registradas nos sistemas oficiais de controle para o mesmo período e analisadas pela plataforma Timberflow tiveram uma redução significativa em 2022-2023, atingindo 1,9 milhões de metros cúbicos, 28% a menos dos valores registrados em 2021-2022 para este estado.
Foi observado que 63% (14.307 hectares) da exploração mapeada no estado apresentaram algum tipo de autorização para a operação e 37% (8.399 hectares) não foram autorizadas. A área explorada ilegalmente foi duas vezes maior do que a registrada no ano anterior. A maior parte da exploração não autorizada ocorreu em imóveis rurais cadastrados (59%), Terras Indígenas (23%) e Unidades de Conservação de Proteção Integral (16%).
AVALIAÇÃO DA LEGALIDADE
Para avaliar a legalidade das explorações de madeira mapeadas no Estado de Rondônia foram utilizados dados abertos do Sinaflor, a partir do Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (Siscom) e dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e Autorizações de Exploração Florestal (Autex) disponibilizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM/RO. Para cada extração madeireira mapeada, foi verificada a existência da licença para operação e a validade da mesma.
Baixe o estudo completo aqui
This post was published on 20 de agosto de 2024
Título Índice de Progresso Social Brasil 2025 Autores Melissa Wilm Daniel Santos Beto Veríssimo Marcelo…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título Relatório Anual do Desmatamento no Brasil - RAD2024 Autores Carolina Del Lama Julia Shimbo…
Título Fatos da Amazônia 2025 Autores Daniel Santos Manuele Lima Agatha Vilhena Beto Veríssimo Caíque…
Amorim, L., Ferreira, R., Dias, M., Souza Jr., C., & Veríssimo, A. Sistema de Alerta…
Título A Vocação da Restauração Florestal na Amazônia com Base na Vegetação Secundária Autores Jayne…